Arquivo pessoal Afonso Pereira e estratégias de marketing

Sinalizações de aplicação

Autori

  • Daniela Maria da Silva Carneiro UFPB
  • Ana Cláudia Cruz Córdula UFPB
  • Josemar Elias da Silva Junior UFPB
  • Luiz Eduardo Ferreira da Silva UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2020v8n1.54583

Parole chiave:

Marketing. Arquivo Pessoal. Afonso Pereira. Swot.

Abstract

O presente artigo reflete a importância do marketing para os arquivos pessoais, em especial o Arquivo Afonso Pereira - objeto deste estudo. Nesse sentido, elaboramos um plano de marketing para o referido arquivo, a partir da análise de seus pontos fortes e pontos frágeis, norteando a estratégia de marketing para alcançarmos o público-alvo e a sociedade em geral. A pesquisa quanto a abordagem é qualitativa de caráter descritiva, e quanto ao tipo, se caracteriza como bibliográfica e de campo. Para coleta dos dados realizamos entrevista dirigida, elaborada a partir de questões subjetivas a respeito das rotinas e organização do arquivo, aplicada a dois profissionais que trabalham na organização, realizamos também a observação direta. Os resultados apontam para a ausência de um plano de marketing do arquivo e fragilidades no que se refere ao reconhecimento social. Nesse sentido, elaboramos um plano com vistas a potencializar o arquivo enquanto fonte de memória e informação sobre o titular e suas relações, entendendo, que se faz necessário ampliar a divulgação nas escolas, universidades, redes sociais, mormente, para trazer à tona a trajetória do professor Afonso Pereira, evidenciando especialmente as suas relações com a educação, a arte e a cultura na Paraíba. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ana Cláudia Cruz Córdula, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB. Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Josemar Elias da Silva Junior, UFPB

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB. Professor da Escola Técnica de João Pessoa.

Luiz Eduardo Ferreira da Silva, UFPB

Doutor em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB. Professor do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Riferimenti bibliografici

AMARAL, S. A. Atividades de marketing na promoção de serviços de informação: pesquisa sobre o SONAR-INIS e o SERVIR-INIS do CIN/CNEN. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 75-96, jan./jun. 2001.

AMARAL, S. A. (Org.). Marketing na ciência da informação. Brasília: UNB, 2007.

AMBLER, T. The new dominant logic of Marketing: views of the elephant. London: Centre for Marketing of London Business School, 2004. WorkingPaper, n. 04-903. Disponível em: facultyresearch.london.edu/docs/04-903.pdf. Acesso em: 15 set. 2018.

ARTIÈRES, P. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos, 11 (21), 1998, p. 9-34. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2061/1200. Acesso em: 20 jun. 2020.

ASSIS, A. A. de. Um lampião dentro da mala: o arquivo pessoal de Octávio Leal Pacheco - memória e autobiografia. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de São João del-Rei, 2009.

BAUMANN, E. S. O arquivo da família Calmon à luz da arquivologia contemporânea. Salvador - BA, 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. 161f.

BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

BORGES, R. S.; MACIEL, L. R. Metodologia de organização de arquivos pessoais: O fundo Virgínia Maria Niemeyer Portocarrero, enfermeira da FEB. In: SANTOS, P. R. E.; SILVA, M. C .S. M. (Org.). Arquivos pessoais: história, preservação e memória da ciência. Rio de Janeiro: Associação dos Arquivos Brasileiros, p.113-136, 2012.

BRASIL, ARQUIVO NACIONAL. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf. Acesso em: 12 maio 2020.

BRASIL. Decreto nº 4.073, 3 de janeiro de 2002. Regulamenta a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4073.htm. Acesso em: 12 jun. 2020.

BRASIL. Lei n° 8.159, 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm. Acesso em: 12 jun. 2020.

CASANOVA, E. Archivistica. Stab. arti grafiche Lazzeri, 1928.

CÈ, G.; PEDRAZZI, F. Estudo de usuários como recurso para a difusão de um arquivo: o caso de uma Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 25, n.2, p.75-89, jul./dez. 2011.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

FREIRE, B. M. J.; SOUZA, L. B. R. H. Afonso Pereira: por entre as raízes da memória biblioteconômica paraibana. Biblionline, v. 1, n. 1, 2005 p.1-15.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LAURINDO, D. M.; VENDRAME, M. C. R. A origem e evolução do marketing. In: ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2018, São Paulo, SP. Anais... São Paulo: FECAP, 2018. Disponível em: http://2018.enangrad.org.br/pdf/2018_JUNIOR147.pdf. Acesso em 10 jun. 2020.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed., São Paulo: Atlas, 2007.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PONTES, V. P. A Construção da Memória Através de Um Arquivo Pessoal: o caso do arquivo do poeta Alberto de Moura. PÁGINAS a&b. S.3, 3 (2015) 101-118. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/667/633. Acesso em: 23 maio 2018.

ROCHA, E. S. S.; SILVA, M. R.; MAIA, M. B. Estratégia de marketing em unidades de informação: o uso de ferramentas da WEB 2.0. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.17, n.2, p.349-364, jul./dez., 2012.

SILVA, A. K. A.; PONTES, L. C. O marketing como ferramenta estratégica na arquivologia: do diagnóstico ao plano de ação (marketing) no arquivo setorial de uma instituição de ensino superior. Archeion Online, João Pessoa, v. 5 , Número Especial, p. 172-193, jul./dez. 2017.

SILVA, C. S.; SILVA, R. B. P. Arquivo Pessoal: Fundo Documental Neusa Carson. Fragmentum, N. 37. Laboratório Corpus: UFSM, Abr./ Jun. 2013, p. 31-41. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/article/view/11059/pdf. Acesso em: 20 jun. 2018.

SILVA, C. T. P. Noventa anos de Afonso Pereira. João Pessoa: Editora UNIPÊ, 2007.

SILVA, C. T. P. Afonso Pereira da Silva: centenário fotobiográfico. João Pessoa: Mídia, 2017.

Pubblicato

2020-09-30

Come citare

CARNEIRO, D. M. da S.; CÓRDULA, A. C. C. .; SILVA JUNIOR, J. E. da .; SILVA, L. E. F. da . Arquivo pessoal Afonso Pereira e estratégias de marketing: Sinalizações de aplicação. Archeion Online, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 95–120, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2020v8n1.54583. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/54583. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Relatos de Pesquisa

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i