Formação (Bildung), Cuidado de si, vivência e educação

Autores

  • Guilherme Costa Garcia Tommaselli Professor de Sociologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)- Campus Três Lagoas. Aluno regular do programa de pós- graduação em Educação, nível doutorado, da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- UNESP- Campus Presidente Prudente.

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.30658

Palavras-chave:

Bildung, Formação, Cuidado de Si, Vivência, Educação

Resumo

Este artigo procura relacionar o conceito de Bildung e suas múltiplas possibilidades, a noção de cuidado de si desenvolvida por Foucault, tendo como ponto em comum, a compreensão da arte e da cultura como fundamentais para o desenvolvimento de qualquer possibilidade de realização da Bildung na modernidade. Para tal, foi necessário realizar uma discussão sobre a origem do conceito de Bildung, assim como, a importância da arte para o processo formativo. Para pensar o papel da arte, escolhi Walter Benjamin como ponto de relação para posteriormente articular as questões ao conceito de cuidado de si, desenvolvido por Michel Foucault, como possibilidade para pensar as possibilidades da formação (Bildung), priorizando o desenvolvimento das práticas de si, que privilegiam a formação humana centrada no conhecimento e na consciência de si

 

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Arquivos adicionais

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Tommaselli, G. C. G. (2017). Formação (Bildung), Cuidado de si, vivência e educação. Aufklärung: Journal of Philosophy, 4(1), p.91–102. https://doi.org/10.18012/arf.2016.30658