A morada do ser: uma reflexão acerca da essência da linguagem a partir do pensamento de Heidegger

Autores

  • Carlos Roberto Guimaraes Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.35896

Palavras-chave:

Linguagem, homem, ser

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir acerca da essência da linguagem segundo Martin Heidegger. Pretendemos, com isto, legitimar uma leitura que compreende a linguagem numa dimensão metafísica capaz de situá-la como sendo o espaço fecundo desde onde originariamente se instaura a realidade; ela é pois, gênese de mundo, de sentido, de vida. Acreditamos que a frase heideggeriana “A linguagem é a casa do ser” significa uma identificação ontológica entre ser e linguagem. E, neste sentido, tudo o que existe, tudo o que é, só “é”, só existe, porque pode ser dito – por isto, insistimos: a linguagem – casa do ser - é o fundamento desde onde emerge o real.Junto ao esforço pelo vislumbre desta dimensão arcaica da linguagem estaremos, também, ponderando acerca do perigo que significa, para o homem, um distanciamento desta dimensão radical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Guimaraes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz e Doutorando em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2003.

________. Marcas do caminho. Tradução de Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein; revisão da tradução de Marco Antonio Casanova. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

________. Conferências e escritos filosóficos. Tradução e notas de Ernildo Stein. São Paulo: Nova Cultural, 1991 (Os Pensadores).

________. Heráclito: a origem do pensamento ocidental. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback; preparação Ari Roitman. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 1998.

________. Serenidade. Tradução de: Maria Madalena Andrade e Olga Santos. Lisboa: Instituto PIAGET, 1959.

________. Parmênides. Tradução de Sérgio Mário Wrublevski; revisão de tradução: Renato Kirchner. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008. (Coleção pensamento humano)

FOGEL, Gilvan; RUIN, Hans; SÁ CAVALCANTE SCHUBACK, Marcia. Por uma fenomenologia do silêncio. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1996.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus lógico-philosophicus. Tradução de José Arthur Giannott. São Paulo: Editora Nacional, 1968.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-09-12

Como Citar

Guimaraes, C. R. (2017). A morada do ser: uma reflexão acerca da essência da linguagem a partir do pensamento de Heidegger. Aufklärung: Revista De Filosofia, 4(esp.), p.23–30. https://doi.org/10.18012/arf.2016.35896