Escrever como gesto: Experiência da linguagem na poesia e na filosofia

Autores

  • Carlos Arthur Resende Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.37741

Palavras-chave:

Lingugem, escrita, verdade, gesto.

Resumo

Partindo do empreendimento heideggeriano de uma “experiência com a linguagem”, que encontra na poesia a via régia para, nas palavras de Heidegger, “trazer a linguagem, como linguagem, à linguagem”, buscaremos compreender filosofia e poesia, na medida em que são discursos com pretensões à verdade e à exposição do que seja a linguagem, como formas de discurso caracterizados pela elisão da figura do autor no gesto mesmo da escrita. Nessa busca, tomaremos contato com a poesia drummoniana e com uma sutil estratégia retórica encontrada nos diálogos de Platão, notada por particularmente Jeanne Marie Gagnebin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Arthur Resende, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de São João Del Rei. Tem experiência na área de Filosofia, atuando nos seguintes temas: Ontologia, Filosofia da arte, Linguagem e Memória, Filosofia e Poesia.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estâncias: A palavra e o fantasma na cultura ocidental. Trad. Selvino J. Assmann. Belo Horizonte: UFMG, 2007a.

_______. “O Autor como Gesto”. In: Profanações. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007b.

_______. Categorias Italianas: Estudos de poética e de literatura. Trad. Carlos Eduardo Schmidt Capela e Vinícius Nicastro Honesko. Florianópolis: UFSC, 2014.

BARTHES, Roland. “La Mort de l’Auteur”. In: _______. Le Bruissement de la Langue. Paris: Éditions du Seuil, 1984.

DETIENNE, Marcel. Mestres da Verdade na Grécia Arcaica. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

DRUMMOND, Carlos. Antologia Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Fávio Paulo Meurer, com rev. de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2004.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009

HEIDEGGER, Martin. A Caminho da Linguagem. Trad. Márcia Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2008.

_______. “Para quê Poetas?” In: Caminhos de Floresta. Trad. Bernhard Sylla e Vítor Moura. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2012.

_______. Explicações da Poesia de Hölderlin. Trad. Cláudia Pellegrini Drucker. Brasília: UnB, 2013.

_______. Introdução à Metafísica. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. 4.ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.

HESÍODO; TORRANO, Jaa. Teogonia: A origem dos deuses. São Paulo: Iluminuras, 2007.

PLATÃO. Œuvres Complètes. Trad. et notes de Léon Robin. Paris: Les Belles-Lettres, 1950.

TORRANO, Jaa. O Pensamento Mítico no Horizonte de Platão. Belo Horizonte: Annablume, 2013.

VERNANT, Jean-Pierre. “Aspectos míticos da memória”. In: _______. Mito e Pensamento entre os Gregos. Trad. Haigakuch Sarian. São Paulo: Paz e Terra, 1990.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-24

Como Citar

Resende, C. A. (2018). Escrever como gesto: Experiência da linguagem na poesia e na filosofia. Aufklärung: Revista De Filosofia, 5(1), p.109–120. https://doi.org/10.18012/arf.2016.37741