Considerações sobre as concepções rousseauistas de liberdade, igualdade e desigualdade no Segundo Discurso
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.38035Palavras-chave:
Desigualdade, Estado de Natureza, Igualdade, Liberdade, RousseauResumo
A liberdade, sabe-se, ocupa lugar privilegiado na leitura que Rousseau faz do homem. É pela liberdade, vemos no Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens (1755), que o homem se define e se diferencia dos demais animais. Ora, seja no estado de natureza, seja no estado civil, a liberdade não deve se dissociar da igualdade. Conforme bem coloca Derathé (1979), em Rousseau, uma igualdade natural é uma igual liberdade. Sem embargo, se é pela liberdade que a natureza humana se realiza, então seria a igualdade uma condição sine qua non para tal realização. É nesse espírito que a presente reflexão parte com o intuito de colocar em debate a interpretação rousseauista do problema da igualdade, justamente,em sua intricada relação tanto com a liberdade quanto com a desigualdade. Para tal, faremos uso, em nosso itinerário, do modo como através de sua hipotética história do gênero humano, noSegundo Discurso, Rousseau elabora suas concepções de igualdade e desigualdade, observando algumas de suas implicâncias bem como diferenças no estado de natureza.
Downloads
Referências
BRAS, Gérard. Égalité. In: VARGAS, Yves (org.) De la puissance du peuple. III. La démocratie Concepts et masques. Dictionnaire. Paris: Le temps des cerises, 2007. p.126-138.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Educação natural em Rousseau. São Paulo: Cortez, 2011.
DERATHÉ, Robert. Jean-Jacques Rousseau et la science politique de son temps. Paris : Librairie Philosophique J. Vrin, 1979.
GOLDSCHMIDT, Victor. Anthropologie et politique: les principes de système de Rousseau. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1983.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. [1755] Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens: precedido de discurso sobre as ciências e as artes. Trad. Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p.131-243.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. [1749] Discurso sobre as ciências e as artes. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens: precedido de discurso sobre as ciências e as artes. Trad. Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p.01-41.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. [1762] Do Contrato Social. Trad. Lourdes Santos Machado. Introduções e notas: Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. In: Os Pensadores: Rousseau. vol. I São Paulo: Nova Cultural, 1999. p.5-243.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. [1762] Emílio, ou, da educação. Trad. Roberto Leal Ferreira. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014
VIROLI, Maurizio. Jean-Jacques Rousseau and the “well-ordered society”. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.