A omnipresença do poder em Michel Foucault

Autores

  • Daniel Luis Cidade Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.39871

Palavras-chave:

poder, omnipresença, anarqueologia, liberdade

Resumo

O poder é omnipresente em Michel Foucault, isso é dito textualmente. Resta, contudo, analisar o que significa e se isso implicaria necessariamente em uma avaliação negativa sobre o fenômeno. Para isso, iremos identificar alguns elementos importantes na obra do autor, tais como a superação da concepção jurídico-discursiva do poder, a análise de algumas considerações gerais que Foucault faz sobre as relações de poder, o conceito de “anarqueologia” e a sugestão de uma filosofia analítica da política, em termos de contra-poder. Desta forma, buscamos defender que reconhecer a omnipresença do poder seria, na verdade, detectar uma característica essencial que nos permite lidar melhor com o fato de que estamos sempre em processos relacionais com o poder, mas que isso, ao invés de nos subjugar completamente, permite que sejamos livres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Luis Cidade Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre e doutor em Filosofia Política e Ética pela mesma instituição.

Professor substituto das seguintes instituições: Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Instituto Federal Catarinense (IFC).

Referências

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: História da violência nas prisões. 32. ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: A vontade de Saber. 11. ed. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988a.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o Poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: Uma trajetória Filosófica: Para além do Estruturalismo e da Hermenêutica. Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política: Ditos e escritos. Vol. V, 2. ed. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

FOUCAULT, Michel. Repensar a política: Ditos e escritos. Vol. VI. Tradução de Ana Lúcia Paranhos Pessoa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, Michel. Do governo dos vivos. Curso no Collège de France (1979-1980). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2014.

OKSALA, Johanna. Foucault on Freedom. New York: Cambridge University Press, 2005.

RAJCHMAN, John. Foucault: A liberdade da filosofia. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.

RORTY, Richard. Para realizar a América: O pensamento de esquerda no século XX na América. Tradução de Paulo Guiraldelli Jr, Alberto Tosi Rodrigues e Leoni Henning. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

VEYNE, Paul. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. 2.ed. Tradução de Marcelo Jacques Morais. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2014.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Gonçalves, D. L. C. (2018). A omnipresença do poder em Michel Foucault. Aufklärung: Revista De Filosofia, 5(2), p.135–148. https://doi.org/10.18012/arf.2016.39871