A verticalidade da crítica foucaultiana na genealogia da governamentalidade política
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2019.41010Resumo
O artigo tem por objetivo evidenciar a relação vertical entre crítica e governamentalidade desde quando estas noções são apresentadas por Foucault em 1978 por ocasião da conferência à Sociedade Francesa de Filosofia e durante o curso Sécurité, Territoire, Population no Collège de France. Nossa aposta consiste em afirmar que a governamentalidade é um tópico privilegiado no estudo das relações de poder, possibilitando uma análise crítica das formas de governo racionalizadas, cujos efeitos são a desmontagem dos esquemas de ordenamento históricos e o aparecimento das condições de possibilidade das “singularidades históricas” identificadas nas artes de governar. Assim, defendemos que a genealogia da governamentalidade é levada a cabo como crítica das práticas de governo entendidas como condução de condutas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.