Democracia: um projeto realizável?

Autores

  • Cláudia Maria Rocha de Oliveira Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, FAJE
  • Andreza Cristina Damasceno Barbosa Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, FAJE

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2019.49015

Resumo

Henrique Cláudio de Lima Vaz, em 1985, publicou um artigo intitulado Democracia e Sociedade. Num período de “exaustão” do ciclo totalitário, ele considerava fundamental, para quem se preocupa “com o destino político do Brasil”, uma reflexão sobre a democracia. O ciclo totalitário, que em 1985 parecia chegar a seu fim, hoje, ao contrário, parece ressurgir e ganhar força no atual contexto social e político brasileiro. Torna-se, portanto, fundamental refletir, uma vez mais, sobre a democracia: trata-se realmente de um projeto realizável? Ao visitar o texto de Lima Vaz, reler os textos de Jaguaribe e Rosenfield, indicados por ele como textos fundamentais naquele período, e levar em consideração também as posições assumidas por Jacques Maritain e Jürgen Habermas, propomos neste artigo refletir sobre a democracia. Trata-se, portanto, de repropor uma discussão, tendo como fonte de inspiração o texto de Lima Vaz, mas agora a partir de um novo contexto. Para tanto, o presente artigo será dividido em quatro partes. Na primeira, colocaremos em questão a pertinência e a legitimidade do projeto democrático. Na segunda, definiremos em que consiste o sistema democrático. Veremos, que o projeto democrático ainda não se realizou de modo pleno. Finalmente, na última parte, indicaremos alguns desafios que precisam ser enfrentados para que o projeto democrático possa se realizar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Rocha de Oliveira, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, FAJE

Doutora em Filosofia pela Univerdade Gregoriana em Roma. Professora adjunta da Faculdade Jesuita de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte.

Andreza Cristina Damasceno Barbosa, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, FAJE

Graduada em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-02-13

Como Citar

Cláudia Maria Rocha de Oliveira, & Andreza Cristina Damasceno Barbosa. (2020). Democracia: um projeto realizável?. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(1), p.43–54. https://doi.org/10.18012/arf.2019.49015