Democracia: um projeto realizável?
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2019.49015Resumo
Henrique Cláudio de Lima Vaz, em 1985, publicou um artigo intitulado Democracia e Sociedade. Num período de “exaustão” do ciclo totalitário, ele considerava fundamental, para quem se preocupa “com o destino político do Brasil”, uma reflexão sobre a democracia. O ciclo totalitário, que em 1985 parecia chegar a seu fim, hoje, ao contrário, parece ressurgir e ganhar força no atual contexto social e político brasileiro. Torna-se, portanto, fundamental refletir, uma vez mais, sobre a democracia: trata-se realmente de um projeto realizável? Ao visitar o texto de Lima Vaz, reler os textos de Jaguaribe e Rosenfield, indicados por ele como textos fundamentais naquele período, e levar em consideração também as posições assumidas por Jacques Maritain e Jürgen Habermas, propomos neste artigo refletir sobre a democracia. Trata-se, portanto, de repropor uma discussão, tendo como fonte de inspiração o texto de Lima Vaz, mas agora a partir de um novo contexto. Para tanto, o presente artigo será dividido em quatro partes. Na primeira, colocaremos em questão a pertinência e a legitimidade do projeto democrático. Na segunda, definiremos em que consiste o sistema democrático. Veremos, que o projeto democrático ainda não se realizou de modo pleno. Finalmente, na última parte, indicaremos alguns desafios que precisam ser enfrentados para que o projeto democrático possa se realizar.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.