A pergunta fundamental de Leibniz na base do ideal transcendental da Cŕitica da Razão Pura
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2019.49457Resumo
Buscamos apresentar a importância das teses de Leibniz sobre a filosofia de Kant por meio de um exame da maneira como os dois filósofos refletem sobre a demonstração da existência de Deus. Para tanto, retomamos em linhas gerais a argumentação dos Princípios da Natureza e da Graça Fundados na Razão (1714) de Leibniz para demonstrar a existência de Deus. Em seguida, lembramos como uma argumentação semelhante pode ser localizada em textos kantianos pré-críticos, como a Nova Dilucidatio (1755) e O Único Argumento Possível para uma Demonstração da Existência de Deus (1762). Posteriormente, apresentamos (também em linhas gerais), alguns dos principais motivos elencados pela Crítica da Razão Pura (1781) que parecem ter convencido Kant a abandonar a certeza anterior sobre a efetiva validade da argumentação pré-crítica (“leibniziana”, de certa maneira). Finalmente, fazemos notar a permanência desta argumentação na seção da Crítica da Razão Pura dedicada à exposição da gênese do chamado ideal transcendental da razão pura.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.