A pergunta fundamental de Leibniz na base do ideal transcendental da Cŕitica da Razão Pura

Autores

  • Eduardo Ruttke von Saltiel UNINFRA - Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2019.49457

Resumo

Buscamos apresentar a importância das teses de Leibniz sobre a filosofia de Kant por meio de um exame da maneira como os dois filósofos refletem sobre a demonstração da existência de Deus. Para tanto, retomamos em linhas gerais a argumentação dos Princípios da Natureza e da Graça Fundados na Razão (1714) de Leibniz para demonstrar a existência de Deus. Em seguida, lembramos como uma argumentação semelhante pode ser localizada em textos kantianos pré-críticos, como a Nova Dilucidatio (1755) e O Único Argumento Possível para uma Demonstração da Existência de Deus (1762). Posteriormente, apresentamos (também em linhas gerais), alguns dos principais motivos elencados pela Crítica da Razão Pura (1781) que parecem ter convencido Kant a abandonar a certeza anterior sobre a efetiva validade da argumentação pré-crítica (“leibniziana”, de certa maneira). Finalmente, fazemos notar a permanência desta argumentação na seção da Crítica da Razão Pura dedicada à exposição da gênese do chamado ideal transcendental da razão pura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ruttke von Saltiel, UNINFRA - Universidade Franciscana

É professor de filosofia na Universidade Franciscana. Possui licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), master Erasmus Mundus Europhilosophie - "Philosophies allemande et française dans lespace européen" em Univerzita Karlova v Praze, Bergische Universität Wuppertal e Université du Luxembourg (2009), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atua principalmente nos seguintes temas: metafísica, filosofia moderna, história da filosofia e ética. É editor-chefe da "Thaumazein: Revista Online de Filosofia". É coordenador do curso de especialização em Ensino de Humanidades na modalidade à distância (EAD).

Arquivos adicionais

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Eduardo Ruttke von Saltiel. (2019). A pergunta fundamental de Leibniz na base do ideal transcendental da Cŕitica da Razão Pura. Aufklärung: Revista De Filosofia, 6(esp.), p.51–58. https://doi.org/10.18012/arf.2019.49457