O conceito hegeliano de religião
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v7i1.49630Palavras-chave:
Espírito Absoluto, Representação, Finito/InfinitoResumo
Nosso texto propõe uma breve exposição sobre a concepção hegeliana de religião presente nas Vorlesungen Über Die Philosophie Der Religion (Lições Sobre a Filosofia da Religião). Compreendendo a religião como uma das formas de autoexpressão do Espírito Absoluto no mundo, Hegel apresenta uma compreensão processual das religiões na história, convergente com sua proposta lógico-dialética do real. Para tal, elencamos passagens chave dessas Lições em sua sistemática formulação do conceito de religião. Por fim, enfatizamos ser o mesmo o resultado das diferentes “representações” da divindade na história e cultura humanas que, ainda que divergentes em suas formas de expressão, trazem como unidade o fato de ser a experiência que cada situação humana, individual ou coletiva, impôs nesse processo de realização do Espírito Absoluto no mundo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.