A possibilidade de uma "ética quântica" a partir do pensamento de Amit Goswami
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v7i1.49873Palavras-chave:
Ética quântica, Amit Goswami, Consciência quântica, Responsabilidade éticaResumo
Esta pesquisa tem como tema a filosofia idealista monista de Amit Goswami que postula a Consciência Quântica como princípio unificador e mediador de toda a realidade em suas diversas facetas, manifestadas ou em potencial. Pretende-se responder ao problema sobre a possibilidade de uma ética quântica a partir do pensamento de Amit Goswami. Para tanto, apresenta-se a relação epistemológica entre “criatividade quântica e ética quântica”; depois, a “responsabilidade e ética quântica”; sem negligenciar os “critérios universais de uma ética quântica”; por fim, a relação entre “ética quântica e propósito”. Esta pesquisa justifica-se pelo fato de a física quântica ser fundamento teórico para muitas invenções tecnológicas e ainda não existirem muitos estudos filosóficos que demonstram as implicações éticas desta ciência, tecnicamente bem-sucedida. A metodologia empregada foi de análise crítica das principais obras de Amit Goswami, sendo O Universo Autoconsciente (2003) a principal fonte por oferecer os elementos teóricos básicos para compreensão da temática pesquisada, pois nas demais obras o autor explora os conceitos fundamentais nela apresentados. Espera-se evidenciar que ao expandir consciência de uma pessoa, ela possa fazer escolhas com originalidade a partir de um nível inviolado, que é a consciência quântica, tornando-se criativa e responsável; o processo de descoberta da autoconsciência como desdobramento autorreferencial da Consciência, se aplicado à educação, tem impacto direto nas relações entre as pessoas visto que podem se descobrir como co-criadores da realidade porque se percebem como observadores conscientes com autorreferência, como sujeitos que escolhendo com criatividade podem transformar o mundo enquanto se transformam.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.