A Fenomenologia de Heidegger e Sartre em suas diferenças

Autores

  • Daniela Ribeiro Schneider Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2019.50293

Resumo

O artigo pretende descrever as ontologias de Heidegger e Sartre em suas aproximações e diferenças, tomando algumas temáticas como analisadores, tais como o sentido de fenômeno e fenomenologia, a teoria do conhecimento e a questão da ciência, o sentido de ser e a relação ôntico-ontológico. Heidegger e Sartre partem de pressupostos fenomenológicos comuns, sendo ambos críticos da metafísica da tradição e do aprisionamento que a própria Fenomenologia nela se submeteu. No entanto, estabelecem tais críticas de pontos de vista diferenciados, sustentando concepções singulares sobre as temáticas analisadas. Destacam-se, assim, as posturas radicalmente distintas entre os dois fenomenólogos: enquanto para Heidegger as preocupações com o homem concreto são consideradas vícios metafísicos e refletem o encobrimento da verdade do ser, para Sartre representa, justamente, o rompimento com uma filosofia abstrata, despregada da realidade e o ponto de partida da sua compreensão ontológica dialética. Importante refletir sobre essas aproximações e diferenças, na medida em que as proposições ontológicas e epistemológicas desses dois autores aparecem como os dois pilares principais das abordagens existenciais no campo da psicologia e psicopatologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Ribeiro Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

É Professora Titular no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) e Mestrado profissionalizante em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), Pós-Doutorado em Ciência da Prevenção pela Universidade de Valencia - Espanha (2012) e na University of Miami (2019). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, Prevenção ao Abuso de Drogas, Avaliação de programas de prevenção e promoção da saúde, atenção psicossocial, Jean-Paul Sartre, psicologia existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas". Coordenadora do PSICLIN/UFSC. Faz parte da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção de Saúde (BRAPEP). É da equipe de coordenação do Ponto de Cultura da Associação Cultural Baiacu de Alguém, que desenvolve projetos sociais e de promoção de saúde e cultura em Florianópolis. Bolsista produtividade em pesquisa 2 pelo CNPQ.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-01-24

Como Citar

Daniela Ribeiro Schneider. (2020). A Fenomenologia de Heidegger e Sartre em suas diferenças. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(esp.), p.77–92. https://doi.org/10.18012/arf.2019.50293

Edição

Seção

Artigos