Revolução estética - a livre invenção de espaços de liberdade

Autores

  • Luciano Donizetti da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2019.50391

Resumo

A filosofia de Sartre é ‘filosofia da liberdade’, donde todo homem e toda mulher não somente é ‘livre’ como, também, é a fonte daquilo que se pode chamar de existência libertária; ora, se assim é por que o mundo se revela, sempre, como a mais nefasta das prisões? Revela-se o paradoxo: o homem é livre ‘em situação’, e será da situação (ou em obediência à normatividade) que ele deverá propor seu modelo de homem-livre. Nesse panorama seria lícito ‘impor a liberdade’? Não para Sartre que, em seu projeto revolucionário, propõe a constituição de um ‘espaço de liberdade’ no qual, ‘pela obra de arte’, a liberdade ontológica seja evocada – liberdade que não é meramente reativa, mas criadora, tanto de seus projetos de mundo livre quanto dos meios para a ele chegar... Esse artigo é (e propõe) um exercício dessa ordem, tendo por fundamento o ‘olhar fenomenológico’ como base da discussão da normatividade presente em imagens representativas da má-fé estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Donizetti da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em História da Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Lyon 3 - Jean Moulin (2016). Atualmente é professor de Filosofia na Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, no Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea Francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia (Husserl); Fenomenologia e Ontologia (Husserl-Heidegger); Ontologia e Existência (Husserl-Heidegger-Sartre-Merleau-Ponty); Herança existencialista (autores franceses recentes).

Arquivos adicionais

Publicado

2020-01-24

Como Citar

Luciano Donizetti da Silva. (2020). Revolução estética - a livre invenção de espaços de liberdade. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(esp.), p.11–24. https://doi.org/10.18012/arf.2019.50391

Edição

Seção

Artigos