Direitos humanos: por uma cidadania autogestionária

Autores

  • Antonio José Romera Valverde Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Luiz Carlos Montans Braga Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7i3.54236

Palavras-chave:

Direitos Humanos, crise ético-política, cidadania autogestionária, Comuna de Paris, ilusões

Resumo

O ensaio move-se em torno aos sinais do tempo presente, moldados, figurativamente, por densa cerração a obscurecer a visão crítica dos fins e dos meios ético-políticos da civilização tecnológica. No mesmo passo, intenciona refletir acerca dos Direitos Humanos, de modo projetivo para a invenção futura de uma cidadania de caráter autogestionário. A construção encontra-se demarcada pelo fim das ilusões, de certo modo, ainda à sombra dos cacos do ethos antigo, figurados por anacronismos, que insistem em reaparecer de modo espectral na forma de dificuldades, aparentemente, sem resolução de encaminhamento para a época atual. Para tanto, o ensaio recorre a passagens das filosofias moderna e contemporânea, de par com a poesia, o cinema e o teatro, de modo a sustentarem a defesa da teoria e da prática de uma tal cidadania. Pensada, modelarmente, desde a experiência autogestionária da Comuna de Paris, como etapa destacada de sua produção.

Biografia do Autor

Antonio José Romera Valverde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP

Luiz Carlos Montans Braga, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor de Filosofia do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana, área de Filosofia. Doutor em Filosofia e pós-doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. 

Referências

MARX, K., Sobre a questão judaica, tradução Nélio Schneider; Wanda Caldeira Brant, São Paulo, Boitempo, 2010.
MARX, K., A guerra civil na França, tradução Rubens Enderle, São Paulo, Boitempo, 2016.
PUFENDORF, S., Os Deveres do Homem e do Cidadão de acordo com as Leis do Direito Natural, tradução Eduardo Francisco Alves, Rio de Janeiro, Topbooks, 2007.
BENJAMIN, W., Documentos de Cultura. Documentos de Barbárie (Escritos Escolhidos), tradução Celeste H. M. Ribeiro de Sousa, Willi Bolle et alii, São Paulo, Cultrix / Edusp, 1986.
LISSAGARAY, P.-O., História da Comuna de 1871, tradução Sieni Maria Campos, São Paulo, Ensaio, 1991.
Declaração Universal dos Direitos Humanos - 1948. Disponível pelo link https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf, acessado dia 05 de junho de 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-28

Como Citar

Valverde, A. J. R., & Montans Braga, L. C. . (2020). Direitos humanos: por uma cidadania autogestionária. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(3), p.69–84. https://doi.org/10.18012/arf.v7i3.54236

Edição

Seção

Artigos