O Pacifismo Ético-Jurídico de Norberto Bobbio e o contexto regional de segurança na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.55405Palavras-chave:
Paz, Guerra, Direito Internacional, PacifismoResumo
O artigo se propõe a desenvolver os temas relacionados da ética, do direito, da guerra e da paz, de acordo com o pensamento do Jurista e Filósofo Norberto Bobbio. É apresentado os conceitos clássicos da guerra e da paz, assim como, o problema da guerra nos dias contemporâneos, posterior a construção das armas de destruição em massa, que na visão de Bobbio bloqueia em alguns aspectos as vias da guerra. Mas a guerra sempre continua sendo uma possibilidade e o pacifismo ativo deveria ser promovido. Nesse pacifismo se encontra a paz pelo direito, em que as normas são o fundamento para a paz, embora para a sua eficácia, deveria ser utilizado o recurso da força legítima. Ao final, os conceitos trabalhados por Bobbio foram aplicados nas propostas de paz da América Latina, e foi demonstrado o caráter provisório dos acordos até aqui firmados.
Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto. O Terceiro Ausente. Ensaios e Discursos sobre a Paz e a Guerra. Barueri, SP: Editora Manoele, 2009.
BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000.
BOBBIO, Norberto. O Filósofo e a Política. Antologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003b.
HERZ, Monica. Building trust in Latin America. In. The United States and Europe in a changing world. Kanet, R. E. (ed). Denver (USA): Dordrecht, pp. 39-66, 2009.
HURREL, Andrew. An emerging security community: in South America? In: Adler, Emanuel e Barnet, Michael (eds.) Security Communities. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.