Mundo da vida e direito: uma abordagem a partir de Habermas
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.55701Palavras-chave:
Jürgen Habermas, mundo da vida, teoria do agir comunicativo, integração socialResumo
O presente artigo visa tomar esclarecimento sobre o conceito de mundo da vida (Lebenswelt) e a sua relação com o direito. Ele foi estruturado da seguinte forma: primeiramente passaremos por algumas ponderações sobre a gênese do mundo da vida. Na sequência abordaremos a concepção de mundo da vida de Habermas. Neste sentido, estaremos aptos para verticalizar o entendimento sobre os três mundos formais da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. E com isto, iremos tramitar entre os componentes das estruturas do mundo da vida, bem como, a racionalização dela. Finalmente, abordaremos a colonização do mundo da vida e o papel do direito na integração social.
Downloads
Referências
BAXTER, Hugh. Habermas: The Discourse Theory of Law and Democracy. Stanford: Stanford University Press, 2011.
DEFLEM. Mathieu. Habermas, Modernity and Law. London: Sage Publication, 1996.
DURÃO, A. B. A Tensão Entre Facticidade e Validade no Direito Segundo Habermas. Ethica. Florianópolis: v.5, n.1, p.103 – 120, 2006.
FAIRTLOUGH. Gerald H. Habermas’ Concept “Lifeworld”. Systems Practice. London: v. 4. n. 6, 1991. p.547-563.
HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: Racionalidade da Ação e racionalização Social. v. i. São Paulo: Martins Fontes: 2012.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: sobre a crítica da razão funcionalista. v. ii. São Paulo: Martins Fontes: 2012.
HABERMAS, Jürgen. Comentários à Ética do Discurso. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
HUNT, A; TWEEDY, J. The Future the Welfare State and Social Rights: Refletctions on Habermas. Journal of law and society. Cardiff Wales: v.21, n.3, 1994, p. 288-316.
HUSSERL, Edmund. A Crise das Ciências Europeias e a Fenomenologia Transcendental. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
JUNIOR, Lúcio A. Chamon. Filosofia do Direito na Alta Modernidade: incursões teóricas nas Kelsen, Luhmann e Habermas. Rio de janeiro: Editora Lumens, 2005.
POPPER, Karl. Em busca de um mundo melhor. Lisboa: Fragmentos, 1988.
OLIVEIRA, M. A. Antropologia Filosófica Contemporânea: Subjetividade e Inversão Teórica. 1.ed. São Paulo: Paulus, 2012.
ROCHA, A. S. Estanqueiro. Democracia Deliberativa. In: ROSAS, João Cardoso. Manual de Filosofia Política. Coimbra: Edições Almedina, 2008.
SCHÜTZ, Alfred. On Phenomenology and Social Relations. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1973.
STEIN, Ernildo. As Ilusões da Transparência: Dificuldades com o Conceito de Mundo da Vida. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2012.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.