Matematização da Natureza: do século XVI ao XVIII
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v8i1.56150Palavras-chave:
Matematização da natureza., Galileu Galilei., Revolução científica.Resumo
Este trabalho tece uma linha temporal das mudanças sofridas com relação à forma de se ver a ciência e a matemática ao longo dos séculos XVI e XVIII. São abordadas as transições entre a ciência aristotélica e a ciência moderna. No intervalo em questão, houver diferentes tradições de pensamento, a inclusão dos números no pensamento científico, a tradição experimental baconiana, as crenças naturalistas, a chamada revolução científica e a universalização das leis mecânicas, a matematização da natureza e a unificação do que chamamos de física matemática. A partir desse apanhado histórico e filosófico, pode-se perceber que a ciência e a matemática sofreram mutações substanciais ao longo de suas construções históricas, a fim de tornar a natureza matematizada.
Downloads
Referências
COHEN, I. Bernard. The newtonian revolution. With illustrations of the trasformation of scientific ideas Cambridge University Press, 1980.
KUHN, Thomas. A tensão essencial. Tradução Rui Pacheco. Lisboa: Edição 70, 1989.
KOYRÉ, Alexandre. Galileu e Platao e Do Mundo do “mais ou menos” ao Universo da Precisão. Tradução revista por José Trindade Santos. Gradiva, 1986.
PANZA, Marco. Mathematisation of the Science of Motion and the Birth of Analytical Mechanics: A Historiographical Note. In: CERRAI P., FREGUGLIA P., PELLEGRINI C. (eds) The Application of Mathematics to the Sciences of Nature. Springer, Boston, MA, 2002.
PULTE, Helmut. Order of Nature and Orders of Science. In: LEFÈVRE W. (eds). Between Leibniz, Newton, and Kant. Boston Studies in the Philosophy and History of Science, v. 220. Springer, Dordrecht, 2001.
PULTE, Helmut. Rational Mechanics in the Eighteenth Century. On Structural Developments of a Mathematical Science. Ber. Wissenschaftsgesch. 35, 183–199, 2012.
SHAPIN, Steven. The scientific revolution. Chicago: The university of Chicago Press, 1996.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.