A filosofia como espiritualidade ou singularização do homem em Kierkegaard: o si-mesmo (Selv) como espírito (Aand)

Autores

  • Marcos Érico de Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56735

Palavras-chave:

Kierkegaard, Si-mesmo (Selv), Espírito (Aand)

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar a perspectiva da filosofia de Kierkegaard como espiritualidade ou singularização do homem. Todo o projeto filosófico, edificado através do método da comunicação indireta, quer dizer, mediante o medium das obras pseudônimas e obras assinadas, são dialeticamente pensadas para tornar o homem atento, ou conduzi-lo ao vir-a-ser do que se é. Isto significa que a produção filosófica de Kierkegaard visa o homem que vive na não-verdade, na inautenticidade, na a-espiritualidade para que, através dos pseudônimos, possa mobilizá-lo a pôr-se no movimento existencial de sua espiritualidade. Espiritualidade, aqui, significa apropriação do espírito, quer dizer, viver a existência desde a perspectiva ou abertura do espírito enquanto sintetização dos elementos constitutivos da ontologia do homem. Os chamados estádios existenciais só recobram sentido enquanto e como fundamentação filosófica do si-mesmo (Selv), quer dizer, do devir espiritual do homem. Esta singularização do homem, retirando-o da não-verdade ou a-espiritualidade (Selv como Individ), torna-o um Indivíduo Singular (Selv como den Enkelte).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Érico de Araújo Silva

Doutor em Filosofia pela UFPB-UFPE-UFRN, Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual do Rio grande do Norte-UERN, Campus Caicó – CaC, Professor permanente do Mestrado Profissional (PROF-FILO), Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI), Líder do Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq) Núcleo de Estudos em Fenomenologia, Hermenêutica e Mística.

Referências

ARAÚJO SILVA, A superação da metafísica na filosofia de Kierkegaard e de Heidegger: as tonalidades afetivas (Stemninger, Stimmungem) como arché da filosofia, páthos do filosofar. São Paulo: LiberArs, 2018.
FOGEL, Gilvan. Homem, realidade, interpretação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015.
HEIDEGGER, Martin. Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude, solidão. Tradução de Marcos Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2006.
KIERKEGAARD, Søren. Johannes Climacus ou É preciso duvidar de tudo. Tradução de Sílvia Saviano Sampaio e Álvaro Luiz Montenegro Valls. Prefácios e notas de Jacques Lafarge. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
KIERKEGAARD, Søren. O lo uno o lo otro: un fragmento de vida II. Traducción de Darío Gonzáles. Madrid: Trotta, 2007.
KIERKEGAARD, Søren. La enfermedad mortal: una exposición Cristiano-psicológica para edificar y despertar. Traducción de Demetrio Gutiérrez Rivero. Madrid: Trotta, 2008.
KIERKEGAARD, Søren. Temor e tremor: lírica dialéctica. Tradução, introdução e notas de Elisabete M. de Sousa. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2009.
KIERKEGAARD, Søren. O conceito de angústia: uma simples reflexão psicológico-demonstrativa direcionada ao problema dogmático do pecado hereditário de Vigilius Haufniensis. Tradução de Álvaro L. M. Valls. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2010.
KIERKEGAARD, Søren. Pós-escrito conclusivo não científico às migalhas filosóficas: coletânea mímicopatético-dialética, contribuição existencial, por Johannes Climacus. Vol. 1. Tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls e Marília Murta de Almeida. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2013.
KIERKEGAARD, Søren. Pós-escrito conclusivo não científico às migalhas filosóficas: coletânea mímico-patético-dialética, contribuição existencial, por Johannes Climacus. Vol. 2. Tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls e Marília Murta de Almeida. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2016.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-16

Como Citar

de Araújo Silva, M. Érico. (2020). A filosofia como espiritualidade ou singularização do homem em Kierkegaard: o si-mesmo (Selv) como espírito (Aand). Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(esp), p.35–50. https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56735