Leitura de Nietzsche: Zaratustra
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56767Palavras-chave:
Saber filosófico, Zaratustra, NietzscheResumo
O texto deste artigo é resultante de leitura da obra de Nietzsche Assim falava Zaratustra. Consiste em argumentos sobre o teor de filosófico presente nos discursos poéticos que compõem a obra referida. Busca-se mostrar como o conteúdo de poético, a partir do qual Nietzsche estabelece o conceito “Zaratustra”, está a indicar isso. De outra parte procura-se fazer compreender que a condição de poético por si só não é o que define o filosófico que os discursos poéticos exprimem; ela pode até levar a se duvidar que o conteúdo de filosófico possa ser identificado ou encontrado em qualquer que seja o tipo de poesia. Esse paradoxo manifesta o desafio de se ter de encontrar o saber filosófico para além do que é dado e efetivado.
Downloads
Referências
NIETZSCHE, Friedrich W. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe (KSA), volumes 2, 4, 6, 10 e 12. Edição de Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Berlin; New York: dtv/ de Gruyter, 1988.
PLATÃO, Fedon. Trad. Jorge Paleikat e João Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1979, 2ª ed.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.