Adorno leitor de Kierkegaard: Ou, a estética de conteúdo como herança materialista

Autores

  • Fábio Caires Correia Centro Universitário Católica do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v8i3.60059

Palavras-chave:

Construção do estético, Kierkegaard, Hegel, Adorno, Experiência

Resumo

Objetivamos neste texto (I) mostrar os elementos que constituem a crítica de Kierkegaard a Hegel e (II) as implicações desta crítica para uma suposta virada estética realizada por Adorno em sua filosofia como possibilidade de superação da dialética hegeliana. A hipótese que levantaremos aqui é que na crítica à concepção do estético em Kierkegaard, Adorno percebe a possibilidade da construção de uma noção de experiência racional irrestrita que tornará possível a saída efetiva do idealismo especialmente por meio do que mais tarde ele chamará de estética materialista dialética (materialistisch-dialektischen Ästhetik). Buscaremos mostrar que ao movimentar o pensamento de Kierkegaard contra Hegel (e vice-versa), o que Adorno faz, além de reconstruir criticamente a ideia hegeliana de dialética, é promover a implosão do idealismo presente em ambos os autores. Em outros termos, ele realiza uma interpretação materialista da dialética que traz à consciência o caráter mediado (necessário) da experiência real e concreta do sujeito com o mundo, sem subtrair um polo no outro, i.e., uma dialética que visa à desintegração do modelo idealista da subjetividade constitutiva sem eliminar a subjetividade tampouco o seu polo oposto.

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Biografia do Autor

Fábio Caires Correia, Centro Universitário Católica do Tocantins

Doutor em Filosofia pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil(2020). Coordenador de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Católica do Tocantins.

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Caires Correia, F. (2021). Adorno leitor de Kierkegaard: Ou, a estética de conteúdo como herança materialista. Aufklärung: Revista De Filosofia, 8(3), p.91–102. https://doi.org/10.18012/arf.v8i3.60059

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