De Gilles Deleuze a Michel Onfray: Pela busca de algum tipo revolucionário
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v11i1.60147Palavras-chave:
Condotiere. Deleuze. Guattari. Monoteísmo. OnfrayResumo
Tendo como apoio as leituras dos filósofos Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Onfray, o presente artigo objetiva realizar um balanço crítico a partir daquilo que se entende por “sociedade de controle” para, em seguida, inspirado na filosofia nietzschiana do “além do homem” [Übermensch], verificar a viabilidade de florescer algum tipo humano cuja postura criativa e corajosa supere as situações mais adversas da pós-modernidade. Isto posto, a pesquisa adota o seguinte método: primeiro, de forma sucinta, apresentar o desenvolvimento das diferentes produções de registro, conforme apresentadas em O Anti-Édipo; segundo, após a obra deleuziana abrir margem para se pensar no “esquizo”, isto é, no indivíduo aquém das imposições sociais, complementarmos com a hipótese da tipologia onfraryana do “condottiere”, tornando-o modelo de resistência e de insubmissão, inspirando, portanto, o possível aparecimento de uma quarta produção de registro cogitada por Deleuze e Guattari.
Downloads
Referências
BAUMIER, Matthieu. L’ anti traité d’athéologie: le système Onfray mis à nu. Paris: Presses De La Renaissance, 2005.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo: capitalsimo e esquizofrenia 1. Trad.: Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2010.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Trad.: Luiz Roberto Salinas forte. São Paulo: Perspectiva, 2007.
GUATTARI, Félix. As três ecologías. Trad.: Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 2006.
NIETZSCHE, Friedrich. Humano, Demasiado Humano. v. I. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Trad.: Paulo César de Sousa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ONFRAY, Michel. L’art de jouir: pour un matérialisme hédoniste. Paris: Grasset, 1991.
ONFRAY, Michel. La Sculpture de soi: la morale esthétique. Paris: Grasset, 1993.
ONFRAY, Michel. Politique du Rebelle: traité de Resitance et d’ Insoumission. Paris: Éd. Grasset, 1997.
ONFRAY, Michel. Tratado de Ateologia: física da metafísica. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ONFRAY, Michel. A política do rebelde: tratado de resistência e insubmissão. Trad.: Mauro Pinheiro. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.