Situação Limite do Analista: Uma crítica Sartreana a psicanálise em L'homme au Magnétophone
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.61877Palavras-chave:
fenomenologia existencial, psicanálise existencial, empatiaResumo
O presente artigo tem como intento desenvolver a possibilidade de pensarmos uma situação limite na relação analisando/analista através de uma análise do artigo L'homme au Magnétophone contido na obra Situations IX: Mélanges de Jean-Jacques Abrahams. Nesse texto, publicado na revista Le Temps Moderns, apresenta-se um caso controverso onde um analisando (“A”) estava frustrado com seu analista (“Dr. X”) pois, depois de 18 anos de análise, a promessa da cura ainda não tinha sido alcançada. Durante o embate, “A” acusa Dr. X de, ao longo de sua análise, ter instituído controle sobre sua vida e que ao invés de curá-lo apenas agravou as “loucuras” que buscava tratar. Para o debate traremos a obra sartreana, com enfoque no projeto da psicanálise existencial, proposta sartreana de revisão da psicanálise; a má-fé, estrutura autorreferenciada que pode ser vista como uma “mentira íntima”; as violências das condutas intersubjetivas na relação analisando/analista e os limites desta relação.
Downloads
Referências
Barata, A. (2008) O outro e a relação: O contributo da fenomenologia da intersubjectividade. In: Phainomenon, Lisboa, v. Primavera/Outono, n. 16/17, p. 295-314.
Cannon, B. (1991). Sartre and psychoanalysis: An existential challenge to clinical metatheory. Lawrence, KS. University of Kansas Press. Fairbairn, WRD
Fujiwara. G. (2018). Da Ontologia Fenomenológica à Psicanálise & Biografias Existenciais: o Si como Nervura dos Conflitos (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, Brasil.
Gorz, A. (2005) Authenticité et valeur dans la première philosophie de Sartre. Les Temps Modernes: Notre Sartre, 1(632-633-634), 626-668.
Moura. C, E. (2017) Psicanálise Existencial, Existencialismo e História: a dimensão sócio-material e a autenticidade no processo da construção de si. Curitiba: Editora CRV.
Sartre, J.P. (1972) Situations, IX. Mélanges. Paris: Gallimard.
Sartre, J.P (1976) Situations, X. Politique et autobiographie. Paris: Éditions Gallimard.
Sartre, J.P. (1997) O Ser e o Nada. Petrópolis: Vozes.
Sartre, J.P. (2005) A Náusea. 12.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.