O nome e o ato de nomear: o reconhecimento do outro em Benjamin e Levinas
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.61897Palavras-chave:
Nome, linguagem, totalização, reconhecimentoResumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca do nome e do ato de nomear. A reflexão a respeito desses dois pontos se dá em duas perspectivas: em um primeiro momento, procuraremos mostrar que nomear significa reconhecer e que possuir um nome é possuir uma identidade. Para esse momento Benjamin será fundamental. Em um segundo momento pretendemos mostrar que o nome pode vir a ser um elemento totalizador da identidade na medida em que a significação que o acompanha tende a ser vista como a significação total daquele que o possui. Levinas será fundamental nesse momento, sobretudo para mostrar que, muitas vezes, diante do possível elemento totalizador do nome, o ato de nomear se mostra mais importante de o próprio nome.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem do homem. In. BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. Trad. Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. Rio de Janeiro: Duas cidades; Editora 34. p. 49-74.
BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta:ensaios para uma filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.
FRANCO JR, Hilário. O poder da Palavra: Adão e os Animais na Tapeçaria de Gerona. In. FRANCO JR, Hilário. A Eva barbada:ensaios de mitologia medieval. São Paulo: Editora USP, 2010. p. 105-120.
LEVINAS, Emmanuel. De otro modo que ser o más allá de la esencia.Trad. Antonio Pintor Ramos. Salamanca: Sígueme, 2011.
LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Trad. José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 2016, p. 32.
SOUZA, Ricardo Timm. Ética do escrever: Kafka, Derrida e a Literatura como crítica da violência. Porto Alegre: Zouk, 2018.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.