A respeito da crítica de Schopenhauer à doutrina do direito de Kant
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v10i3.62448Palavras-chave:
Doutrina do Direito, Ética, Schopenhauer, KantResumo
No presente artigo tenho o intento de demonstrar o motivo de Schopenhauer ser um crítico ferrenho da doutrina do direito de Kant, e para tal empreendimento, além das investigações na Metafísica dos costumes, obra capital onde se encontram os conteúdos sobre a doutrina do direito de Kant, restrinjo minhas explicações em relação aos textos de Schopenhauer, principalmente em Sobre o fundamento da moral (para nesse caso, expor a crítica da ética na forma legislativa-imperativa), ao § 62 do primeiro tomo de O mundo como vontade e representação, como também ao Apêndice deste mesmo livro, intitulado de Crítica à filosofia kantiana, (para nesse caso expor a concessão feita por Schopenhauer para compreender o direito como positivo tendo em vista o direito de coação) e por fim, também em Sobre a liberdade da vontade, para expor os conceitos de liberdade física e moral, essenciais para compreender à crítica de Schopenhauer à doutrina do direito kantiana.
Downloads
Referências
CARTWRIGHT, D. E. Historical Dictionary of Schopenhauer’s Philosophy. Toronto: The Scarecrow Press, 2005.
JANAWAY, C. Self and world in Schopenhauer’s philosophy. New York: Cambridge University Press, 1989.
KANT, I. Crítica da razão prática. Trad. Monique Hulshof. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.
KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Guido A. de Almeida. São Paulo: Barcarolla, 2009.
KANT, I. Metafísica dos costumes. Trad. Célia Aparecida Martins e Bruno Nadai. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
PAVÃO, A. “Kant e Schopenhauer sobre a natureza da filosofia moral”. Revista Dissertatio de Filosofia, 30, pp. 135-148. 2009.
PELLIZZARO, N. “Revisitando a relação entre ética e direito na metafísica dos costumes”. Síntese: revista de filosofia, v. 46, n. 144, 2019.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação, Tomo I, 2° edição revisada. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Editora Unesp, 2015.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação, Tomo II. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Editora Unesp, 2015.
SCHOPENHAUER, A. Sobre a ética (Parerga e paralipomena II). Trad. Flamarion Caldeira Ramos. São Paulo: Hedra, 2012.
SCHOPENHAUER, A. Sobre a liberdade da vontade. Trad. Lucas Lazarini Valente e Eli Vagner Francisco Rodrigues. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
SCHOPENHAUER, A. Sobre a vontade na natureza. Trad. Gabriel Valladão Silva. Porto Alegre: LP&M Pocket, 2018.
SCHOPENHAUER, A. Sobre o fundamento da moral. Trad. Maria Lúcia Cacciola. São Paulo: Martin Fontes, 2001.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.