O letramento racial entre as relações sociais de poder em Frantz Fanon e para o bem das gerações futuras de Annette Baier

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v11i1.68266

Palavras-chave:

Racismo, Frantz Fanon, Letramento racial, Gerações futuras

Resumo

Este artigo tem como fim em si mesmo, o objetivo latente e pulsante de servir como ferramenta para o despertar introdutório ao processo de letramento racial. Como objetivo posterior, busco apontar a importância desse processo no âmbito familiar, institucional e social, de modo a minimamente incitar as pessoas a uma educação antirracista. Para tal, parto da precisão dos conceitos relacionados aos sistemas de alfabetização e letramento, trabalhando com alguns conceitos integrantes do repertório desse letramento como por exemplo: raça, racismo e discriminação racial, de modo a clarificá-los, para que possam ser melhor entendidos em sua aplicabilidade. No segundo momento, para abordar o letramento, parto de um primeiro questionamento: quem são os letrados? Responder a isso implica reconhecer o lugar de privilégio dos brancos com suas implicações. Os demais passos a comporem esse processo, são investigados ao longo do artigo. Me utilizo principalmente das elaborações do filósofo, psiquiatra e psicanalista martinicano Frantz Fanon, a partir da obra Pele Negra, Máscaras Brancas (1952), para com essa retomada, adentrar na temática do livro da filósofa neozelandesa Annette Baier, Reflections On How We Live (2009) como forma de pensar na sua praticabilidade, tendo em vista uma educação antirracista por meio do letramento racial.   

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Parreiras, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Filosofia – Bolsista CAPES/PROEX (Conceito 6) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS . Mestra em Filosofia – linha de pesquisa: filosofia social e política – UNISINOS. Especialista em Psicanálise: Técnica e Teoria – UNISINOS. Graduada em Psicologia – Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Psicanalista membro da Association La Cause des Bébés e membro clínico da Escola de Estudos Psicanalíticos (Porto Alegre/RS). Idealizadora e Fundadora do Instituto de Tratamento Psicanalítico Mon Doudou (Porto Alegre/RS).

Referências

BAIER, Annette. Reflections on How We Live. New York_: Osford University Press Inc., 2009.

BALIEIRO, Marcos. Ribeiro. Cadernos de Ética e Filosofia Política: Death and Character – Further Reflections on Hume, de Annette Baier 14, 1/2009, p. 283-289.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BRASIL, Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: junho, 2005.

BRAÚNA, C. J. D.; SOUZA, D. da S; ANDRADE SOBRINHA, Z. M. L. Letramento racial crítico: ações para construção de uma educação antirracista._Ensino em Perspectivas,_[S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–10, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8869. Acesso em: 9 jul. 2023.

FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

GOMES, Nilma Lino. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-11

Como Citar

Parreiras, M. (2024). O letramento racial entre as relações sociais de poder em Frantz Fanon e para o bem das gerações futuras de Annette Baier. Aufklärung: Journal of Philosophy, 11(1), p.191–204. https://doi.org/10.18012/arf.v11i1.68266

Edição

Seção

Artigos