O letramento racial entre as relações sociais de poder em Frantz Fanon e para o bem das gerações futuras de Annette Baier
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v11i1.68266Palavras-chave:
Racismo, Frantz Fanon, Letramento racial, Gerações futurasResumo
Este artigo tem como fim em si mesmo, o objetivo latente e pulsante de servir como ferramenta para o despertar introdutório ao processo de letramento racial. Como objetivo posterior, busco apontar a importância desse processo no âmbito familiar, institucional e social, de modo a minimamente incitar as pessoas a uma educação antirracista. Para tal, parto da precisão dos conceitos relacionados aos sistemas de alfabetização e letramento, trabalhando com alguns conceitos integrantes do repertório desse letramento como por exemplo: raça, racismo e discriminação racial, de modo a clarificá-los, para que possam ser melhor entendidos em sua aplicabilidade. No segundo momento, para abordar o letramento, parto de um primeiro questionamento: quem são os letrados? Responder a isso implica reconhecer o lugar de privilégio dos brancos com suas implicações. Os demais passos a comporem esse processo, são investigados ao longo do artigo. Me utilizo principalmente das elaborações do filósofo, psiquiatra e psicanalista martinicano Frantz Fanon, a partir da obra Pele Negra, Máscaras Brancas (1952), para com essa retomada, adentrar na temática do livro da filósofa neozelandesa Annette Baier, Reflections On How We Live (2009) como forma de pensar na sua praticabilidade, tendo em vista uma educação antirracista por meio do letramento racial.
Downloads
Referências
BAIER, Annette. Reflections on How We Live. New York_: Osford University Press Inc., 2009.
BALIEIRO, Marcos. Ribeiro. Cadernos de Ética e Filosofia Política: Death and Character – Further Reflections on Hume, de Annette Baier 14, 1/2009, p. 283-289.
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
BRASIL, Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: junho, 2005.
BRAÚNA, C. J. D.; SOUZA, D. da S; ANDRADE SOBRINHA, Z. M. L. Letramento racial crítico: ações para construção de uma educação antirracista._Ensino em Perspectivas,_[S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–10, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8869. Acesso em: 9 jul. 2023.
FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
GOMES, Nilma Lino. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.