Tinha uma pedra no meio do caminho: A redução fenomenológica e seus meandros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v12i1.70469

Palavras-chave:

Redução fenomenológica, Experiência consciente, Idealidade e realidade, Experiência humana

Resumo

O tema deste estudo é a análise fenomenológica da experiência humana presente no poema No meio do caminho, de Carlos Drumond de Andrade, a partir da experiência consciente. Objetiva-se investigar e esclarecer os conceitos fundamentais da redução fenomenológica, visando entender a estrutura da consciência e como ela se relaciona com o mundo. Analisa-se como os conceitos lógicos e matemáticos são apreendidos e compreendidos pela consciência. Investiga-se as condições de possibilidade do conhecimento objetivo e o significado desse conhecimento. Explora-se a intencionalidade da consciência e como ela constrói significados. Examina-se a relação entre a atitude natural e a atitude fenomenológica na percepção dos objetos. A fenomenologia, ao focar na experiência consciente e na intencionalidade, oferece uma abordagem rigorosa para compreender essas bases epistemológicas, complementando e completando as ciências naturais. A metodologia adotada é a redução fenomenológica, que envolve a suspensão dos julgamentos sobre a existência do mundo externo para focar nas experiências e estruturas essenciais da consciência. Isso inclui a análise das intuições concretas que fundamentam os conceitos abstratos e a exploração das estruturas subjetivas e intencionais da consciência. Os resultados alcançados incluem a compreensão de que a fenomenologia pode fornecer uma base sólida para a lógica e a matemática ao revelar as bases intuitivas desses conceitos. Destacou-se a importância da distinção entre idealidade e realidade, protegendo a objetividade das verdades lógicas contra as variações individuais da psicologia. Em suma, a fenomenologia oferece uma metodologia rigorosa para entender as bases epistemológicas das ciências, proporcionando uma análise profunda e integrada da experiência humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco de Assis Dias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - RS (1996) e Bacharel em Teologia pela Unicesumar (2014); Especialista em Docência no Ensino Superior pela Unicesumar (2015); Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (1992); Mestre em Filosofia pela mesma Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2006); Doutor em Direito Canônico também pela Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2005); Doutor em Filosofia também pela Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2008). Atualmente é professor Adjunto da UNIOESTE, no Campus de Toledo-PR, onde é Coordenador do curso de Licenciatura em Filosofia; pesquisador do Grupo de Pesquisa “ÉTICA E POLÍTICA”, da UNIOESTE, CCHS, Campus de Toledo-PR; parecerista de revistas filosóficas e jurídicas.

Junior Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Aluno regular do Doutorado em Filosofia do PPGFil UNIOESTE (Bolsista CAPES). Mestre e Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Desenvolve pesquisa nas áreas de Filosofia, Teoria Literária e Teatro com enfoque em William Shakespeare. Escreve e publica, sobretudo, nas áreas da Filosofia Política e da Ética. Membro dos grupos de pesquisa, credenciados ao CNPq: Ética e Política; Crisis; e Quiasma: filosofia, ciência e arte.

Referências

ALMEIDA, Rogério Miranda de; LETENSKI, Irineu. A crise dos fundamentos das ciências modernas: uma leitura a partir de Edmund Husserl. In: Pensando – Revista de Filosofia, v. 7, n. 14, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.26694/pensando.v7i14.3907. Acesso em: 17 mar. 2023.

CASTRO, Paulo de Tarso Menegon Magalhães de. Husserl e fundamentação das ciências: da lógica pura a fenomenologia noética, 2022. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Lavras, 2022.

CERBONE. David R. Fenomenologia. Trad. Caesar Souza. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2013

HUSSERL, Edmund. Investigações lógicas: prolegómenos à lógica pura: volume 1. Trad. Diogo Ferrer. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

SACRINI, Marcus. O projeto fenomenológico de fundação das ciências. Scientiae Studia, v. 7, n. 4, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-31662009000400003. Acesso em: 17 mar. 2023.

SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. Trad. Alfredo de Oliveira Moraes. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2012.

TOURINHO, Carlos Diógenes Cortes. A crítica da fenomenologia de Husserl à visão positivista nas ciências humanas. Revista da Abordagem Gestáltica, v. 17, n. 2, 2011. Disponível em: http://pepsic.

bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1809-686720110002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 mar. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-04-07

Como Citar

de Assis Dias, J. F., & Cunha, J. (2025). Tinha uma pedra no meio do caminho: A redução fenomenológica e seus meandros. Aufklärung: Journal of Philosophy, 12(1), p.81–94. https://doi.org/10.18012/arf.v12i1.70469

Edição

Seção

Artigos