Responsabilidade moral e neokantismo sobre a questão metafilosófica
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v12i1.70987Palavras-chave:
Responsabilidade moral, Neokantismo, Strawson, Cassirer., MetafilosofiaResumo
O tema da responsabilidade moral, mais especificamente o problema filosófico sobre nossos atos de louvor e censura, é comumente teorizado a partir da correlação entre conceitos gerais e sua relação com a experiência intersubjetiva. As variações e discordâncias sobre o tema podem ser compreendidas e superadas se forem analisadas à luz de sua natureza filosófica, envolvendo a raiz metafilosófica e metodológica da responsabilidade moral. Com isso, as questões centrais da presente arguição são: por que a responsabilidade é um problema filosófico? Qual é a raiz de sua inquirição? Para contemplar tais questões, faz-se necessário cotejar teorias que se encontram no contexto britânico dos séculos XIX e XX, época na qual o artigo mais influente sobre o tema foi escrito por P. F. Strawson, e sua compreensão do problema moral como resultado de um movimento filosófico que pode ser rastreado até o neokantismo. Não obstante o fato de podermos traçar diferenças entre o contexto analítico britânico e o neokantismo, é necessário antes entender que ambos os programas estão interligados por uma oposição comum ao cientificismo e ao psicologismo, e que ambas as perspectivas gestam-se a partir da derrocada do idealismo hegeliano (mesmo que em diferentes frentes). Assim, será por meio da comparação entre Strawson e Cassirer que buscaremos um fio que torne possível a correta fixação do problema filosófico a partir da compreensão metodológica que aproxima – mesmo que seja uma aproximação tênue – ambos os autores à luz de um problema metafilosófico.
Downloads
Referências
BEISER, P. OF P. F. C. The Genesis of Neo-Kantianism, 1796-1880. Oxford: Oxford University Press, USA, 2017.
BRADLEY, F. H. (ED.). THE VULGAR NOTION OF RESPONSIBILITY IN CONNECTION WITH THE THEORIES OF FREE-WILL AND NECESSITY. In: Ethical Studies. Cambridge Library Collection - Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. p. 1–52.
CASSIRER, E. An Essay on Man: An Introduction to a Philosophy of Human Culture. New Haven: Yale University Press, 2021b.
CASSIRER, E. Filosofia das formas simbólicas, A - Vol. I – A linguagem. Edição padrão ed. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
CASSIRER, E. Linguagem e mito. 1a ed. São Paulo: Perspectiva, 2021a.
CHRISTIAN, K., Klaus. Surgimiento y auge del neokantismo: La filosofía universitaria alemana entre el idealismo y el positivismo. [s.l.] Fondo de Cultura Economica, 2021.
FALKENBACH, T. Strawson e Kant. In: GELAIN, J. (ORGS.), Itamar Luís; CONTE (Ed.). P. F. Strawson e a Tradição Filosófica. Porto Alegre: Editora Fi, 2019. p. 187–222.
FERNANDES, V. Pensando a ética na perspectiva das formas simbólicas de Ernst Cassirer. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 17, n. 3, p. 107–129, 2012.
GLOCK, H.-J. Neo-Kantianism and analytic philosophy. In: STAITI, A.; DE WARREN, N. (Eds.). New Approaches to Neo-Kantianism. Cambridge: Cambridge University Press, 2015. p. 59–81.
HACKER, P. M. S. Wittgenstein’s Place in Twentieth-century Analytic Philosophy. 1 st ed. Oxford: Wiley-Blackwell, 1996.
HAINES, N. Responsibility And Accountability. Philosophy, v. 30, n. 113, p. 141–163, abr. 1955.
HAMPSHIRE, S. Fallacies in Moral Philosophy. Mind, v. 58, n. 232, p. 466–482, 1949.
KROIS, J. M. Cassirer – Symbolic Forms & History: Symbolic Forms and History. New Haven, Conn.: Yale University Press, 1987.
PORTA, M. A. G. Estudos neokantianos. 1a ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
STRAWSON, P. The Bounds of Sense: An Essay on Kant’s Critique of Pure Reason. 1 st ed. New York: Routledge, 2018.
STRAWSON, P. Análise E Metafisica. 1a ed. São Paulo: Discurso, 2002.
STRAWSON, P. Ceticismo e Naturalismo: Algumas Variedades. 1a ed. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2008.
STRAWSON, P. Liberdade e ressentimento. In: CONTE, J.; GELAIN, I. L. (Eds.). Ensaios sobre a filosofia de Strawson: com a tradução de Liberdade e ressentimeno & Moralidade social e ideal individual. Florianópolis: da UFSC, 2015a. p. 245–269.
STRAWSON, P. Moralidade social e ideal individual. In: CONTE, J.; GELAIN, I. L. (Eds.). Ensaios sobre a filosofia de Strawson: com a tradução de Liberdade e ressentimeno & Moralidade social e ideal individual. Florianópolis: da UFSC, 2015b. p. 272–289
STRAWSON, P. Indivíduos: um ensaio de metafísica descritiva. São Paulo: Unesp, 2019.
TECHIO, J. Strawson e Wittgenstein. In: GELAIN, J. (ORGS.), Itamar Luís; CONTE (Ed.). P. F. Strawson e a Tradição Filosófica. Porto Alegre: Editora Fi, 2019. p. 187–222.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.