CONTRIBUIÇÃO DA CATEGORIA GÊNERO PARA OS ESTUDOS SOBRE ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE NO ÂMBITO DA PSICOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS COMO MEIO DE EVIDENCIAR A PERMANÊNCIA DAS DESIGUALDADES E A NECESSIDADE DE ENFRENTAR A EXCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Liana C. RISCADO
  • Simone O. PERES

Resumo

O presente artigo pretende tecer considerações acerca dos desafios ainda presentes na sociedade ocidental em superar as desigualdades de gênero. Trata da contribuição da categoria gênero para os estudos sobre adolescência e juventude no âmbito da psicologia e ciências sociais como meio de evidenciar a permanência das desigualdades. A construção histórica do conceito de juventude, assim com a construção do conceito de personalidade adolescente são apresentadas. Uma perspectiva histórica da construção das diferenças de gênero no ocidente também é apresentada, bem como foram contrastados o conceito construtivista de gênero e a visão essencialista das características e papeis de homens e mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-20

Como Citar

RISCADO, L. C.; PERES, S. O. CONTRIBUIÇÃO DA CATEGORIA GÊNERO PARA OS ESTUDOS SOBRE ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE NO ÂMBITO DA PSICOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS COMO MEIO DE EVIDENCIAR A PERMANÊNCIA DAS DESIGUALDADES E A NECESSIDADE DE ENFRENTAR A EXCLUSÃO SOCIAL. Revista Ártemis, [S. l.], n. 9, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/11812. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos