Mulheres e Artesanato: Um ‘Ofício Feminino’ no Povoado do Bichinho/Prados-MG

Autores

  • Vera Lucia Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Maria Inácia D'Ávila Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Estudos Culturais Latino-Americanos. Mulher. Artesanato. Trabalho Feminino.

Resumo

Este artigo inscreve-se na temática dos estudos culturais latino-americanos e trata a questão da mulher artesã no cenário da cultura material local. Buscaremos refletir acerca do trabalho feminino e o fazer artesanal frente à ambivalência da cultura ocidental. Mais especificamente, no cenário brasileiro onde se constrói historicamente o ofício de artesão como atividade feminina atrelado a conceitos socioculturais ambíguos de diferenciação valorativa: manual e intelectual; homem e mulher. É analisada aqui a experiência das artesãs do povoado do Bichinho/Prados-MG, buscando entender a trajetória e o significado que dão ao ofício a partir do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Assistente Social. Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Programa EICOS - IP. UFRJ

Maria Inácia D'Ávila, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro , COORDENANDO UMA UNESCO CHAIR ON SUSTAINABLE DEVELOPMENT, sediada na UFRJ/EICOS; Professora Visitante da EHESS(Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales)a convite do Ministère de l´ Education , dentro do quadro de cooperação técnica e científica. Professora visitante na UNIVERSITÉ DE LILLE3, onde integra atualmente o curso de pós-graduação MITRA (Mobilités, identités,Conflits), aprovado no quadro do Erasmus Mundus/União Européia, contando com a participação de seis universidades européias, uma africana e uma mexicana,além da brasileira.Integra projeto de cooperação CAPES-COFECUB em conjunto com a UERJ e Université de Lille3, além de BOARD Member on SOCIOTHECNICS-SOCIOLOGICAL PRATICE da ISA(International Sociological Association)(2010-2014). ATUA NA AREA DE PSICOLOGIA SOCIAL E CIÊNCIAS SOCIAIS, COM ÊNFASE EM ESTUDOS DE MULHERES , GÊNERO e DESENVOLVIMENTO , Comunidades e GLOBALIZAÇÃO com referenciais dos ESTUDOS CULTURAIS ,SUBALTERNOS e POS COLONIAIS VOLTADOS PARA O FEMINISMO e MIGRAÇÃO. Coordena o Laboratório de Imagens, grupo do diretório CNPq,com projeto de pesquisa atualmente financiado pelo CNPq e Secretaria Especial de Mulheres.

Downloads

Publicado

2014-08-04

Como Citar

BARBOSA, V. L.; D’ÁVILA, M. I. Mulheres e Artesanato: Um ‘Ofício Feminino’ no Povoado do Bichinho/Prados-MG. Revista Ártemis, [S. l.], v. 17, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/18122. Acesso em: 19 abr. 2024.