Heroínas em Imagem e Ação: Agência e Representação Feminina no Desenho Animado das Meninas Super Poderosas
Palavras-chave:
Representação Feminina, Cultura Midiática Infantil, Desenho Animado, AgênciaResumo
Residentes na cultura midiática infantil, as personagens de desenho animado desfrutam hoje de um lugar de destaque: são constituintes das subjetividades infantis contemporâneas, incentivando e disseminando rígidos padrões culturais de feminilidade e masculinidade. As personagens femininas, ao longo das últimas décadas, vêm apresentando mudanças significativas que remetem às transformações culturais concernentes aos agenciamentos e aos engendramentos nomeadamente femininos, os quais são incorporados e expressos na cultura de consumo. O artigo procura apontar e problematizar as principais transformações que conduzem as representações da heroína-vítima às superpoderosas no contexto da cultura de consumo dirigida às crianças que culminam na representação e nas agências das personagens femininas do desenho animado das Meninas Super Poderosas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-03
Como Citar
ODININO, J. D. P. Q. Heroínas em Imagem e Ação: Agência e Representação Feminina no Desenho Animado das Meninas Super Poderosas. Revista Ártemis, [S. l.], v. 18, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/22538. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos