Padrões e estereótipos midiáticos na formação de ideais estéticos em adolescentes do sexo feminino
Palavras-chave:
Autoestima, Mídia, Padrões estéticos, Feminilidade, BelezaResumo
As mídias divulgam conteúdos que geram estereótipos e ideais que influenciam a formação de ideais estéticos dos sujeitos. A adolescência se apresenta como fase da vida na qual tais valores e ideais são internalizados. Esta pesquisa objetivou explorar e investigar relações entre exposição midiática e suas influências na construção da autoestima de adolescentes do sexo feminino. Foi realizada uma sessão de grupo focal (duração de 50 minutos, com participação de 12 adolescentes do sexo feminino, estudantes da 9ª série do ensino fundamental de uma escola particular). Os resultados se referem às tensões entre insatisfações com o próprio corpo e busca por concretização de ideal de beleza, havendo, contudo, percepção críticas destas adolescentes diante destas tensões. As pressões midiáticas e as influências familiares (principalmente a materna) foram os elementos citados pelas adolescentes mais influentes na constituição da sua autoimagem estética.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-03
Como Citar
TILIO, R. D. Padrões e estereótipos midiáticos na formação de ideais estéticos em adolescentes do sexo feminino. Revista Ártemis, [S. l.], v. 18, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/22542. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos