REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NOS DISCURSOS DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES: Problematizando as questões de gênero com crianças através da literatura infantil
Resumo
Neste artigo, discuto teorizações importantes sobre linguagem e sobre as representações de gênero e sexualidade presentes em crianças de uma turma de educação infantil. A linguagem é entendida como um instrumento de poder que permite fundar, dar sentido, incluir, marginalizar e criar efeitos de verdade sobre identidades e relações de gênero, exercendo um governamento sobre as populações infantis. Amparada em uma perspectiva pós-estruturalista declaro minhas concepções sobre gênero e procuro aproximações com a teoria focaultiana ao realizar o exercício de analise dos discursos das crianças. Concluo este artigo apontando algumas estratégias que podem ser usadas para trabalhar/problematizar as questões de gênero pelas pessoas implicadas na educação de crianças pequenas.Downloads
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Publicado
2008-06-20
Como Citar
ARGÜELLO, Z. E. REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NOS DISCURSOS DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES: Problematizando as questões de gênero com crianças através da literatura infantil. Revista Ártemis, [S. l.], n. 8, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/2307. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos