Rearticulações e renegociações dos papéis de gênero no romance asiático canadense de Gurjinder Basran
Resumo
Os diversos papéis legados a gerações de mulheres adquire releituras à medida que as relações de poder entre o masculino e o feminino são revistas à luz das diásporas contemporâneas. Com o advento de tempos líquidos (BAUMAN, 2007) povoado por deslocamentos e desenraizamentos, a escrita migrante de mulheres torna-se foco e se volta a uma prática para verificar os discursos constituintes da história, de suas representações e convenções instituídas pelos grupos hegemônicos, marcadamente brancos e masculinos, no intuito de detectar as possibilidades discursivas e sociais de grupos até então oprimidos por diversas razões. Observando, então, mais de perto a condição de mulheres migrantes, parte da chamada minoria visível em território canadense, nosso trabalho se volta para uma releitura da posição feminina dentro do contexto indo-canadense, no romance da escritora, Gurjinder Basran, intitulado Everything Was Good-Bye (2010). No romance de Basran,verificamos que o núcleo familiar sul asiático tem por estrutura o patriarcalismo, e seus componentes, por sua vez, são agentes de socialização e transmissão da tradição; entretanto, as disparidades dos encontros culturais promovem releituras e adaptações dos papéis femininos. Desse modo, as questões de gênero abordadas no romance se dão para além do binarismo instituído pelo patriarcado, englobando a pluralidade feminina de todas as classes sociais; trata-se aqui de relações sociais que, na contemporaneidade, abordam e lidam com as diferenças entre as mulheres, seres plurais, que nesta multiplicidade inventam e se reinventam como sujeitos sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-16
Como Citar
LEITE, M. do R. S. Rearticulações e renegociações dos papéis de gênero no romance asiático canadense de Gurjinder Basran. Revista Ártemis, [S. l.], v. 19, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/26199. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
II Jornada Gênero e Literatura