Discursos do feminino na contemporaneidade: Revista TPM

Autores

  • maurini de souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Carolina Fernandes Mandaji Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Priscilla Terhaag Merencio Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Este artigo pretende analisar o editorial e a matéria principal (“de capa”) da edição número 134 da revista TPM, a fim de observar se a proposta de representar uma opção inovadora no segmento revistas femininas se mantém coerente nas questões de ruptura com os padrões pré-estabelecidos pela sociedade brasileira contemporânea. Para tal, utiliza-se da proposta de Análise do Discurso Francesa, nos estudos de Pêcheux (1988) e Orlandi (2002 e 2005), destacando questões envolvendo discurso e ideologia e o que é silenciado, o “não-dito”. As mesmas seções das revistas de número 133 e 135 são destacadas para que, em uma análise menos aprofundada, auxiliem as considerações finais desta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

maurini de souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Sociolinguística (texto publicitário Brasil - Alemanha) e mestre em Letras (Dialética no Teatro de Bertolt Brecht) pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo, graduação em Letras Alemão e graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Paraná. É professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr), nas pós-graduações de Comunicação e Sociedade, Literatura e história e Artes Híbridas e na graduação de Comunicação organizacional e Letras. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Ciências Sociais e Literatura dramática, atuando principalmente nos seguintes temas: texto jornalístico e publicitário, questão agrária brasileira e teatro político-social.

Carolina Fernandes Mandaji, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo - pela Universidade Federal do Maranhão (2001) e Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Comunicação e Semiótica - Área de Concentração Signo e Significação nas Mídias e linha de pesquisa Análise das Mídias - pela PUC-SP. Professora Adjunta do Curso de Comunicação Organizacional do Departamento de Comunicação e Expressão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Comunicação (com ênfase em Jornalismo Impresso, Assessoria de Imprensa, Audiovisual, Televisão, Gêneros Midiáticos) e desenvolve projetos de pesquisa em Sociossemiótica e Audiovisual.

Priscilla Terhaag Merencio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Especialista em Comunicação Empresarial e Institucional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

SOUZA, maurini de; MANDAJI, C. F.; MERENCIO, P. T. Discursos do feminino na contemporaneidade: Revista TPM. Revista Ártemis, [S. l.], v. 21, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/27884. Acesso em: 27 abr. 2024.