Violência de gênero e a atuação da delegacia da mulher na Amazônia Parense

Autores

  • Luciana C Neves Universidade Federal do Pará/Campus de Bragança
  • Marcelo V Oliveira Universidade Federal do Pará/Campus de Bragança
  • Norma C Vieira Universidade Federal do Pará/Pós-graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia/Campus Bragança

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2019v28n1.42448

Palavras-chave:

Violência, Denúncia, Mulheres

Resumo

Trata-se de pesquisa acerca da violência de gênero no município de Bragança, Amazônia Paraense e das práticas da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) Bragança/PRO PAZ Integrado – 6ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Caeté. O objetivo geral é de analisar a prática dos agentes do Estado mediante as denúncias de violência de gênero, no ano de 2017. Constatamos que a DEAM Bragança, desde sua implantação, tem trabalhado no combate a violência de gênero no município de Bragança-PA; que o atendimento maioritário das profissionais da instituição pesquisada é voltado para as mulheres que se encontram em vulnerabilidade social e ressalta-se que a implantação dessa instituição no município pesquisado é um marco para a questão do combate à violência doméstica contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e idosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana C Neves, Universidade Federal do Pará/Campus de Bragança

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Campus Bragança; Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/PRODOUTOR 2017/2018); Integrante do Grupo de Estudos de Educação Socioambiental (GUEAM).

Marcelo V Oliveira, Universidade Federal do Pará/Campus de Bragança

Doutor em Sociologia (PPGSA/IFCH/UFPA); Pesquisador do Grupo de Estudos Socioambiental Costeiro (ESAC); Técnico em Assuntos Educacionais Universidade Federal do Pará, Campus Bragança.

Norma C Vieira, Universidade Federal do Pará/Pós-graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia/Campus Bragança

Professora da Pós-graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia, Universidade Federal do Pará, Campus Bragança; Pesquisadora do Grupo de Estudos Socioambiental Costeiro (ESAC); Pesquisadora da Cátedra Paulo Freire; Coordenadora do Grupo de Estudos de Educação Socioambiental (GUEAM).

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

NEVES, L. C.; OLIVEIRA, M. V.; VIEIRA, N. C. Violência de gênero e a atuação da delegacia da mulher na Amazônia Parense. Revista Ártemis, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 227–242, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2019v28n1.42448. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/42448. Acesso em: 18 nov. 2024.