Presença das relações de gênero no currículo da escola pública: opiniões de professoras e professores
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2020v29n1.49542Resumo
Esta pesquisa se propôs a escutar e analisar a opinião de professores e professoras sobre a relevância que atribuem à presença das questões de gênero, as explicitadas no currículo e as que emergem de acontecimentos cotidianos e que implicam a necessidade de se debater o tema na escola. A pesquisa aconteceu com profissionais de escolas públicas municipais da zona leste da cidade de São Paulo, que atendem jovens na etapa escolar do ensino médio. A rede pública municipal tem oito escolas que atendem a jovens nessa etapa de ensino na cidade, e nossa pesquisa ocorreu em três delas. Nossa escuta aconteceu por meio da técnica de grupo focal, com dois encontros em cada unidade, direcionados a investigar a valoração das relações de gênero por parte dos atores escolares e suas percepções sobre o último plano nacional e municipal de educação.