Feminismos e Artes Visuais: o que se discute na pós-graduação brasileira do século XXI?

Palavras-chave: Feminismos., Artes Visuais., Crítica feminista., Poética feminista., Leitura feminista

Resumo

Este artigo tem por objetivo mapear e analisar as discussões sobre os feminismos na produção acadêmica da Pós-graduação brasileira em Artes Visuais. Por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, explorou a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), no recorte temporal de 2000 a 2019. A análise de conteúdo de vinte e nove dissertações de mestrado e seis teses de doutorado categorizou algumas tendências nessa produção, como: poéticas feministas, leituras feministas, estratégias revisionistas e aproximações feministas. São trabalhos animados por uma epistemologia da diferença, para a qual o mundo, e o conhecimento que sobre ele se  produz, não se reduz à lógica da identidade de um sujeito universal, mas de subjetividades mais ou menos constrangidas pelas práticas disciplinadoras e de controle, pelos discursos e saberes instituintes, inseridas em complexas relações sociais, que rompem um enquadramento conceitual normativo de gênero e sexualidade.

Biografia do Autor

Maria Emilia Sardelich, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação (CE), Departamento Metodologia da Educação (DME). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001), pós-doutorado na Universidade de Barcelona (2003), área de Cultura Visual.

Fernanda S. Nascimento, Centro Universitário UniFBV/Wyden

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), e Mestra em Psicologia também pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE.  Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Gestão Empresarial do Centro Universitário UniFBV/Wyden. Pesquisa nas áreas de psicologia social, gênero, violência relacional, juventude e sexualidade.

Publicado
2020-12-22
Como Citar
SARDELICH, M. E.; NASCIMENTO, F. S. Feminismos e Artes Visuais: o que se discute na pós-graduação brasileira do século XXI?. Revista Ártemis - Estudos de Gênero, Feminismos e Sexualidades, v. 30, n. 1, p. 167-191, 22 dez. 2020.