Síndrome congênita do Zika vírus: experiências maternas

Autores

  • Karla Muniz Belém Secretaria de Educação do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-5190-7644
  • Luciene Maria da Silva Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2020v30n1.53182

Palavras-chave:

Gênero, Cuidado, Maternagem, Deficiência, Proteção social, Direitos humanos

Resumo

O trabalho teve como objetivo analisar as experiências sobre o cuidar, relatadas por mães de pessoas com deficiência múltipla. Este artigo é um recorte da pesquisa “Mães de Pessoas com Deficiência Múltipla: experiências vividas no itinerário do cuidar” na qual afirmamos que, enquanto experiência de formação humana e dimensão educativa, o cuidado tem sido ignorado. O ato de cuidar é a capacidade de interação do sujeito com o outro, o que exige a identificação de suas necessidades, aprendizagens específicas e habilidades diversas. A partir da pesquisa com 08 mulheres que, provavelmente, foram contaminadas pelo Zika vírus, refletimos sobre deficiência, cuidado e a relação de interdependência vivenciada pela família. O método adotado foi a História Oral, abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram questionário e entrevista. Foi evidenciado que o cuidado foi/é naturalizado como algo feminino o que torna as cuidadoras invisíveis frente à igualdade de direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Muniz Belém, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2014), especialista "Docência de Biologia" pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e especialista em"Formação Pedagógica para Educação Inclusiva" (UESC). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Inclusão e Sociedade (UNEB) e do Grupo de Pesquisa Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito, do(a) Universidade Federal de São Paulo.

Luciene Maria da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e doutorado em Educação: História Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. É professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na graduação e e no Programa de Pós- Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC), desde 2005, orientando no mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação e pesquisa, principalmente os seguintes temas: filosofia e educação, educação inclusiva e preconceito.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

BELÉM, K. M.; SILVA, L. M. da. Síndrome congênita do Zika vírus: experiências maternas. Revista Ártemis, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 438–465, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2020v30n1.53182. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/53182. Acesso em: 29 mar. 2024.