Violência contra mulheres na universidade: um estudo sobre as produções científicas latino-americanas

Autores

Resumo

As universidades têm se apresentado como um lugar de intensas violências, atingindo principalmente mulheres. Diante desse cenário, buscamos compreender quais ações as universidades da América Latina têm proposto para o enfrentamento da violência contra as mulheres. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, a partir de buscas no Portal de Periódicos da CAPES e Scielo. Foram selecionados 40 artigos científicos para esta revisão. Os resultados demonstram que as universidades majoritariamente têm criado protocolos para o enfrentamento da violência, além disso, percebe-se uma intensa mobilização de mulheres a partir da formação de coletivos e a realização de denúncias em redes sociais. Compreendemos que as instituições de ensino devem se mobilizar para além da mera criação de protocolos, incluindo uma perspectiva de gênero e propiciando encontros para reflexão e conhecimento sobre a temática da violência contra as mulheres. Deve-se promover campanhas, rodas de conversa, criação de materiais educativos e informativos acerca da violência contra as mulheres no ambiente universitário. Ainda, deve-se levar em consideração que embora a violência tenha sido mais frequente em relação a estudantes, qualquer pessoa, independente do lugar que ocupa na instituição, pode estar exposta a diferentes violências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Gudolle de Souza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2018). Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGP/UFSM, na linha de pesquisa: Problemáticas de saúde e contextos institucionais. Integrante do VIDAS - Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Psicologia Clínica-Social (UFSM). Atua como psicóloga no Projeto Redes de Aprendizagem do Núcleo de Apoio à Aprendizagem na Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED/UFSM).

Adriane Rubio Roso, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Associada (Dedicação Exclusiva) na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (Graduação/Mestrado). Pós-doutorado na Harvard University, Departamento de Psicologia, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É pós-doutora em Comunicação (UFSM). Doutora em Psicologia (PUCRS), com doutorado sanduíche na Columbia University (bolsa da Fulbright). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS). Especialista em Saúde Pública (UFRGS/ FIOCRUZ/ESP/RS) e em Gestão em Saúde (UFRGS). Certificada em Aconselhamento em Álcool/Drogas (University of California - UCLA). Graduada em Psicologia (UNISINOS). Coordena o “VIDAS - Núcleo de pesquisa, ensino e extensão em Psicologia Clínica-Social” (UFSM) e Lidera o Grupo de Pesquisa “Saúde, Minorias Sociais e Comunicação”. Membro Efetivo do Grupo de Trabalho 66 “Representações Sociais” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e vice-coordenadora do GT (2015-2016). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2015-2018). Áreas de Pesquisa: psicologia social, relações intergrupais, psicologia e política, saúde coletiva, estudos de gênero e comunicação social. Temas de interesse: relações de poder, violência, minorias sociais, racismo, violência, direitos sexuais/reprodutivos, (ciber)mídia, consumo de drogas. Perspectivas Reflexivas: Psicologia Social Crítica, Sociologia\Antropologia Críticas, Estudos Críticos da Mídia e Feminismo. Teorias: Teoria das Representações Sociais e Psicanálise.

Ana Flavia de Souza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga graduada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Frederico Westphalen - RS (2020). Mestranda em Psicologia no Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGP- UFSM), na linha de pesquisa "Problemáticas de saúde e contextos institucionais". Bolsista da CAPES. Integrante do VIDAS - Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Psicologia Clínica-Social (UFSM).

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

GUDOLLE DE SOUZA, J.; RUBIO ROSO, A. .; DE SOUZA, A. F. . Violência contra mulheres na universidade: um estudo sobre as produções científicas latino-americanas. Revista Ártemis, [S. l.], v. 33, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/56280. Acesso em: 19 abr. 2024.