Entre a ousadia e a perversidade: um estudo acerca dos discursos de gênero em Instinto Selvagem
Palavras-chave:
Discurso; Gênero; Cinema; Cultura.Resumo
Este artigo explana a construção do feminino a partir da personagem Catherine Tramell, protagonista do filme Instinto Selvagem (1992), e seus entrelaçamentos com o contexto sócio-histórico dos Estados Unidos na década de 1990. Objetiva-se analisar o desenvolvimento de Catherine e suas relações com os demais personagens, de modo a articulá-la com os posicionamentos de dois movimentos atuantes no país: o Feminismo e o Backlash. Trata-se de uma abordagem qualitativa, realizada mediante a Análise de Discurso na perspectiva de Mikhail Bakhtin (1988, 2011), principalmente no que se refere à função socioideológica do discurso, e de Dominique Maingueneau (2008a, 2008b) para as noções de cenografia e ethos. Nas aproximações entre Gênero e Cinema, o artigo se fundamenta nos argumentos das autoras Judith Butler (2001, 2010), Ana Mery De Carli (2009) e Susan Faludi (2001). Como resultado, percebeu-se que os discursos promovidos pelo Backlash e pelas reivindicações feministas manifestaram tensões e ambiguidades na estruturação da protagonista de Instinto Selvagem, transformando o filme em uma arena na qual interpretações contraditórias alinham-se às relações entre a subversão e a vilania expressas por Catherine Tramell.