Saúde mental de mulheres lésbicas em tempos de pandemia da Covid-19: uma análise sociológica dos impactos da homofobia familiar no contexto do isolamento social

Autores

  • Rayane Dayse da Silva Oliveira UFPB/Doutoranda
  • Charliton José dos Santos Machado UFPB

Palavras-chave:

Homofobia familiar. Isolamento social. Lésbicas. Saúde mental.

Resumo

Este artigo foi desenvolvido para incidir no debate sobre homofobia familiar e consiste em um exercício analítico, referenciado no debate sociológico, acerca dos impactos da violência homofóbica familiar sobre a saúde mental de mulheres lésbicas e do seu aprofundamento no contexto do isolamento social, durante a pandemia de Covid-19. Tendo como base teórica os estudos críticos de gênero e sexualidade e a perspectiva de análise interseccional, mobilizamos autoras e autores desses campos do conhecimento para discutir especificidades da lesbofobia e da maior vulnerabilidade de mulheres lésbicas à homofobia familiar, bem como propôs-se pensar também os impactos da violência homofóbica no contexto familiar sobre o sofrimento e o adoecimento psíquico dessas mulheres. No plano empírico, recorremos aos dados do Observatório LGBT do Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal, Rio Grande do Norte, para apresentar evidências empíricas do aprofundamento das violências domésticas de cunho homofóbico durante o isolamento social e analisar os seus respectivos impactos sobre a saúde mental de mulheres lésbicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

DA SILVA OLIVEIRA, R. D.; DOS SANTOS MACHADO, C. J. Saúde mental de mulheres lésbicas em tempos de pandemia da Covid-19: uma análise sociológica dos impactos da homofobia familiar no contexto do isolamento social . Revista Ártemis, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 137–150, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/60906. Acesso em: 23 dez. 2024.