Scherezade de Nélida Piñon: a (in)visibilidade da voz feminina em vozes do deserto

Autores

  • Maria Suely de Oliveira Lopes Universidade Estadual do Piauí
  • Jéssica Maria Cruz Silva Universidade Estadual do Piauí (UESPI) https://orcid.org/0000-0002-1870-1353

Resumo

Vozes do deserto, de Nélida Piñon (2004), é um romance que reinventa o fascínio do Livro das mil e uma noites. Inserida em um espaço regido pelo Islã, a contadora árabe Scherezade utiliza o poder da imaginação como estratégia de resistência e, além de salvar a si e às demais jovens de Bagdá do castigo da morte decretado pelo Califa, alcança sua liberdade após certo tempo. O objetivo deste estudo consistiu em investigar o comportamento transgressor de Scherezade, considerando os limites da opressão e resistência no bojo das relações sociais árabe-muçulmanas. Apoiando-se nos fundamentos da Crítica Feminista teorizados por Bahri (2013), Hollanda (1994), Lauretis (1994), Schmidt (2000), Zolin (2009), dentre outros autores, foi possível analisar os mecanismos estético-temáticos da narrativa piñoniana, a partir de uma perspectiva crítica fundada no feminismo, por elucidar significativos aspectos da emancipação da mulher, além de evidenciar a violência aplicada contra o corpo feminino, suscitando discussões em torno da hierarquia entre os gêneros em contextos sociais diversos. Em linhas gerais, a forma como Scherezade fora construída por Piñon (2004) apresenta novos desfechos que deslocam a mulher do lugar de silenciamento e aceitação das convenções sociais, legitimadas por discursos fundadores, como o religioso, no caso, o texto sagrado do Alcorão (2004), para a criação de estratégias de reversão das condições impostas. Resgatada, recriada e atualizada no romance piñoniano, a protagonista representa não somente mulheres do Oriente, mas mulheres de todos os lugares do mundo libertas de qualquer tipo de submissão, preconceito, opressão, violência e, sobretudo, da morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Suely de Oliveira Lopes, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professora Adjunta da Universidade Estadual do Puí (UESPI) nas áreas de Teoria Literária, Crítica Literária, Literatura Brasileira. Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Letras(PROFLETRAS),e membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Literatura do Grupo de Estudos (INTERLITHIS)e filiada a ADHILAC. É Investigadora Visitante da UBA sob supervisão da Professora Dra. Marcela Croce vinculada à pesquisa "Historia brasil à linha de literaturas argentina y brasil.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-15

Como Citar

DE OLIVEIRA LOPES, M. S.; CRUZ SILVA, J. M. Scherezade de Nélida Piñon: a (in)visibilidade da voz feminina em vozes do deserto. Revista Ártemis, [S. l.], v. 34, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/63349. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Leituras decoloniais e feministas na literatura e outras artes