Odisséia feminista da escultura em madeira no bioma Caatinga: notas sobre resistência, misoginia e machismo
Resumo
Este artigo aborda relatos sobre a resistência da mulher escultora no bioma Caatinga, que luta contra a misoginia, com sua obra tensionada no feminismo e sustentabilidade, descrevendo a importância da motosserra nos processos criativos da escultura em madeira por meio da coleta de árvores mortas, enquanto ativismo ambiental. Revela a importância da carranca de peito, signo do São Francisco, como arte contemporânea e discurso em prol do feminismo. Essa pesquisa tem como objetivo gerar referências na prática de esculturas feitas por mulheres e materiais didáticos, para pesquisadores do Tridimensional. O referencial teórico de Donna Haraway estabelece uma reflexão sobre atingir igualdade de gênero na escultura, são trazidos também a pesquisadora Elisabet Moreira (2006) e o artivista Frans Krajcberg (2008), com objetivo de promover diálogos em relação a esculturas, ao feminismo e à sustentabilidade em prol de transformação social.