Humor e acontecimento: as confra-efetuações do personagem gay Gianluca na série “Tudo pede salvação”
Palavras-chave:
Humor, Acontecimento, Deleuze, Contra-efetuação, GayResumo
Empreendemos neste artigo uma perspectiva teórica deleuziana, que coloca o humor nos trilhos do acontecimento e o observa como uma linha de fuga que pode levar o indivíduo a fruir no sentido de gerir uma potência alegre, capaz de fazê-lo encontrar em si um campo de forças que o move para o que aquele filósofo denomina de devir. Como dimensão humana singular, o humor é uma linha de fuga para a criação de outros territórios possíveis, a partir da contra-efetuação, que na ótica deleuziana, o posiciona numa visão libertária de si, de uma abertura para um novo modo de existência. O território é marcado por linhas de forças (molar, molecular e de fuga) e precisamos observar a movimentação dessas linhas em sua constituição. Em “Tudo Pede Salvação” (2022), série italiana de drama e comédia original, distribuída no Brasil pela plataforma de streaming Netflix, através da cartografia, podemos perceber que o personagem Gianluca contra-efetua pelos usos do humor, a partir de três cenas: a chegada do pai na ala psiquiátrica; o embate entre Daniel e Gianluca; e, o beijo entre Daniel e Gianluca diante do pai. Apesar da não-aceitação do núcleo familiar, Gianluca consegue positivar sua estadia no hospital, resistindo, libertando-se de uma estrutura molar – família patriarcal e autoritária. É no humor que Gialunga traça linhas de fugas que abrirão a possibilidade de construção de um modo de existência gay libertário.