Experiências com treinamentos de usuários: insucessos, reflexões e propostas

Resumo

Objetivo: Identificar os problemas que dificultam as metas estabelecidas para obter bons resultados com os treinamentos de usuários e analisar, por meio destas experiências, as razões que levaram ao insucesso. Metodologia: Foi feita uma análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados das avaliações feitas pelos usuários dos treinamentos realizados na Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição (BSEN). Achados: Apesar do cronograma semestral regular de treinamentos e de sua divulgação, e de ser considerado uma das metas prioritárias da BSEN, os resultados ainda são pequenos diante da proposta desenvolvida. Limitações/implicações da pesquisa: Os pontos de falha identificados no estudo são, em alguns casos, específicos para uma unidade do sistema de bibliotecas da UNIRIO. Considerações: Relatos de experiências servem não apenas para o compartilhamento das práticas, mas, também, para estimular a necessidade de propor colaboração mais intensiva nas análises, no estímulo à superação das deficiências, a propor novas metodologias e a estimular a ressignificação dos bibliotecários na capacitação para a competência e o letramento informacional dos usuários a que deve atender.

Biografia do Autor

Regina Oliveira de Almeida, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Bibliotecária-documentalista da UNIRIO. Mestre e Doutora em Educação.

Referências

CARDOSO, A. L. M. de S.; MARIANI, A. M. M.; FRANÇA, C. M. Formação de usuários para competência informacional em ambientes virtuais, 2014. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. 18., 2014, Belo Horizonte. Anais... Disponível em: <http://eprints.rclis.org/24509/>. Acesso em: 12 out. 2017.

DONWARD, K. User education in academic libraries. Library Management, v. 13, n. 3, p.29-38, 1992. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplus/10.1108/EUM0000000000842>. Acesso em: 12 out. 2017.

FRANÇA, C. M.; PEREIRA, G. Pesquisa-diagnóstico para demanda de capacitação online de usuários do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. 19., 2016, Salvador. Anais... Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3259>. Acesso em: 12 out. 2017.

MARTINEZ-SILVEIRA, M. S.; SAMPAIO, A. M. F. V.; BOA MORTE, A. A. Avaliação de um programa para o desenvolvimento de competência em informação e instrumentalização para a pesquisa científica em saúde In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. 19., 2016, Salvador. Anais... Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3193>. Acesso em: 12 out. 2017.

MELO, T. M. S. de, PINTO, V. B. Avaliação da qualidade nos serviços de referência da Biblioteca Central da UECE In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. 17., 2012, Gramado. Anais... Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19179>. Acesso em: 12 out. 2017.

TRAPIDO, I. Library Discovery Products: Discovering User Expectations through Failure Analysis. Information technology and libraries, v. 35, n. 3, p. 9-16, 2016. Disponível em: <https://ejournals.bc.edu/ojs/index.php/ital/article/view/9190>. Acesso em: 12 out. 2017.

Publicado
2018-06-11
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA