CONHECER PARA INTERVIR: diagnóstico do IFPB-João Pessoa para realização de atividades do PIBID/Sociologia UFPB

Autores

  • Rita de Cássia Melo Santos UFPB
  • Adriano Felix da Silva UFPB
  • Aline Toledo UFPB
  • Brenno Ricardo Ramos de Medeiros UFPB
  • Franklyn Sizernando Liberato (Ayra Liberato) UFPB
  • Marcelo Cadore UFPB
  • Paula Cristina Cavalcante UFPB
  • Roberta do Nascimento Mello UFPB
  • Selma de Souza Cabral UFPB
  • Tyago Carneiro Mendes UFPB
  • Valter Gomes Silva UFPB
  • Adolfo Wagner IFPB

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n24.51008.p16-38

Palavras-chave:

PIBID, IFPB/João Pessoa, Ensino Técnico Integrado ao Médio, Ensino de Sociologia

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar os resultados obtidos com o diagnóstico realizado para atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Sociologia/UFPB) no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa. Realizado em 2018 pela totalidade de integrantes do PIBID/Sociologia/UFPB, o diagnóstico buscou produzir um material que permitisse uma visão ampla do campus e do ensino de sociologia. Deste modo, o diagnóstico pretende ser um material de reconhecimento do IFPB/campus João Pessoa e de apoio a pesquisadores que desejem desenvolver projetos no Instituto. O diagnóstico constitui-se de cinco grandes itens:  a) resgate da memória da criação do IFPB; b) descrição da estrutura física e das características funcionais do campus João Pessoa; c) identificação dos movimentos estudantis atuantes no campus; d) caracterização do funcionamento do ensino técnico integrado ao médio; e e) levantamento da oferta da sociologia nos diversos cursos e o formato da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rita de Cássia Melo Santos, UFPB

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS/MN/UFRJ (2016). Tem experiência em diversas instituições de pesquisa e ensino, dentre elas: pesquisadora colaboradora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), docente da Universidade Federal Fluminense e professora-tutora presencial de história da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de História e Antropologia, com ênfase nos seguintes temas: imagens, museus, coleções etnográficas e educação.

Adriano Felix da Silva, UFPB

Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Aline Toledo, UFPB

Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Brenno Ricardo Ramos de Medeiros, UFPB

Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Franklyn Sizernando Liberato (Ayra Liberato), UFPB

Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Marcelo Cadore, UFPB

Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Paula Cristina Cavalcante, UFPB

Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Roberta do Nascimento Mello, UFPB

Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFPB.

Selma de Souza Cabral, UFPB

Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Tyago Carneiro Mendes, UFPB

Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Valter Gomes Silva, UFPB

Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFPB.

Adolfo Wagner, IFPB

Professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Downloads

Publicado

2020-05-17

Edição

Seção

DOSSIÊ POR DENTRO DO IFPB: conhecer e expressar