Promessa não é dívida?

O discurso do consumidor e os desafios da coabitação na ecologia da comunicação organizacional – O Reclame AQUI

Autores

  • Marcelo Pereira da Silva Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n1.45491

Palavras-chave:

Ecologia da Comunicação; Discurso; Consumidor; Decepção; Promessa

Resumo

A sociedade de consumo se arquiteta sobre bases ambivalentes: o consumidor contemporâneo transita da promessa da felicidade publicitária à decepção. As novas socialidades, conexões e interatividades geradas pela ecologia da comunicação trazem à ribalta a necessidade de gerirmos as diferenças e fomentarmos o respeito às alteridades. Por meio da Análise de discurso, depreendemos alguns sentidos de frustração que povoam o discurso do sujeito inscrito no site de rede social Reclame AQUI, inferindo que a coabitação é um dos maiores desafios deste século. 

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Biografia do Autor

Marcelo Pereira da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Pós-Doutor em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista/Bauru. Professor permanente do Mestrado Interdisciplinar em Linguagens, Mídia e Arte e do curso de Relações Públicas da PUC-Campinas. Membro do grupo de pesquisa "Sociedade Midiatizada: Processos, Tecnologia e Linguagem" da PUC-Campinas.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, M. Promessa não é dívida? O discurso do consumidor e os desafios da coabitação na ecologia da comunicação organizacional – O Reclame AQUI. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 228–246, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n1.45491. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/45491. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Mídia e Consumo