A cultura digital como perspectiva para ensinar e aprender na escola
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.65960Resumo
O presente artigo objetiva caracterizar a perspectiva da cultura digital na escola, apresentando os seus principais desafios e contribuições para o ensino e aprendizagem. A temática surgiu a partir das vivências dos Estágios Supervisionado I e II do curso de Pedagogia (Faculdade São Francisco de Cajazeiras), pelas quais notamos a carência em relação à utilização das novas tecnologias em sala de aula. Além disso, considerando a Base Nacional Comum Curricular, a cultura digital passa a ser vista como uma das competências centrais para a educação básica. Assim, buscamos responder o seguinte questionamento: de que forma a perspectiva da cultura digital pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem na escola? Por meio de uma pesquisa bibliográfica, baseada em Kenski (2007), Santos (2018) e Silva (2011); compreendemos essencialmente que a inserção da cultura digital na escola pode favorecer um ambiente de reflexão, criticidade e criatividade, o que demanda uma metodologia adequada ao perfil social do aluno diante da sociedade do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DLCV
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.