Ler e contar histórias na educação infantil
caminhos para o desenvolvimento do leitor criança
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65959Palavras-chave:
Educação Infantil, Contação de histórias, LeituraResumo
O processo de contação de história, que se dá através da leitura e que auxilia na formação de um ser pensante, sensível e crítico, por meio da mediação do professor, levando as crianças a desenvolverem sua percepção de mundo, remete ao seguinte questionamento: de que forma a contação de história na Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento comunicativo da criança? O objetivo deste estudo consiste em apresentar a contação de história na Educação Infantil, ressaltando suas contribuições para o desenvolvimento comunicativo da criança. O método utilizado nessa pesquisa é de caráter bibliográfico, descritivo e qualitativo sob a análise de importantes autores, como: Fonseca (2013), Dohme (2013), Abramovich (1997) e outros documentos normativos: DCNEI (2010), BNCC (2018) e outros. É perceptível que este trabalho é um processo contínuo de aprendizagem e de consideráveis discussões, o qual pode subsidiar o professor na sala de aula da Educação Infantil, contribuindo na construção do conhecimento da criança.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobice. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2005.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 1 jul. 2020.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Coordenação geral de Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/ SEP/ COEDF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEB, 2009.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Lei nº. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Ministério de Educação e Cultura. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
CARDOSO, A. L. S. A contação de histórias no desenvolvimento da Educação Infantil. Faculdade de Administração e Ciências Contábeis – FAC, São Roque, 2016. Disponível: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v62016/ARTIGO-ANA-LUCIA-SANCHES.pdf. Acesso em: 06 set. 2020.
DOHME, V. D. A. Técnicas de contar histórias: um guia para os adultos usarem as histórias como meio de comunicação e transmissão de valores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
FONSECA, E. (org.). Interações: com os olhos de ler, apontamentos sobre a leitura para a prática do professor da Educação Infantil. São Paulo: Blucher, 2012. (Coleção Interações).
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
ORTIZ, C.; CARVALHO, M. T. V. Interações: ser professor de bebês – cuidar, educar e brincar, uma única ação. São Paulo: Editora Bluche, 2012. (Coleção Interações).
PERROTTI, E. A organização dos espaços de leitura na Educação Infantil. In: BAPTISTA, Mônica Correia. et al. (org.). Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediações. Brasília: MEC, 2015.
RATEAU, D. Ler com as crianças pequenas. In: BAPTISTA, Mônica Correia et al. (org.). Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediações. Brasília: MEC, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DLCV - Língua, Linguística & Literatura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.