Shakespeare revisitado
a figura de Ofélia nos palcos e na tela
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.64913Résumé
De acordo com a época vigente, os papéis sociais da mulher, e, consequentemente, os seus traços psicológicos e comportamentais, são alterados. Essas mudanças são refletidas diretamente na arte, sobretudo, na literatura, e, posteriormente, no cinema. Neste sentido, o principal objetivo deste artigo é investigar a figura de Ofélia, através de uma análise comparativa entre a peça teatral Hamlet (1601), de William Shakespeare, e o filme Ofélia (2018), dirigido por Claire McCarthy, considerando as semelhanças e diferenças encontradas nos textos literário e fílmico. Para tanto, utilizaremos como contribuição teórica os estudos de Pereira e Rosenfield (2020); Ubersfeld (2005); Carvalhal (2006), dentre outros.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés DLCV - Língua, Linguística & Literatura 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.